CNL comemora um marco histórico com o reconhecimento internacional do presidente da instituição
(Imagem: Divulgação/CNL)
A CNL comemora um marco histórico com o reconhecimento internacional do presidente da instituição, Dr. Renato Ishikawa, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Tsukuba (UT), do Japão — uma das mais prestigiadas instituições acadêmicas do mundo.
Com mais de 150 anos de tradição, a universidade concedeu essa honraria a apenas 20 personalidades globais ao longo de sua história. Dr. Renato é o primeiro homenageado das Américas a receber o título, o que reforça a relevância de sua trajetória como economista, líder e agente de transformação. A entrega aconteceu em São Paulo.
Renato é presidente honorário da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. A honraria reconhece décadas de contribuições significativas para a promoção da pesquisa acadêmica, do intercâmbio internacional e do desenvolvimento social em escala global.
Segundo a universidade japonesa, as realizações de Renato Ishikawa vão além do campo acadêmico, influenciando positivamente a sociedade e servindo como fonte de inspiração para as novas gerações. “Seu compromisso com a verdade, sua postura diante dos desafios sociais e seu profundo respeito pelo diálogo refletem os valores fundadores que sustentam nossa instituição”, afirmou a reitoria da UT durante a cerimônia.
Entre as iniciativas destacadas, estão ações voltadas ao fortalecimento das relações Brasil-Japão, apoio à formação de jovens lideranças e incentivo à difusão cultural.
"Ishikawa fez contribuições significativas, particularmente no estabelecimento e na promoção de programas de treinamento de jovens médicos entre nosso hospital universitário e hospitais brasileiros que atendem à comunidade japonesa, bem como no avanço da iniciativa Japan Virtual-Campus. Esses esforços culminaram na assinatura de cartas de intenção entre nossa universidade e instituições relevantes durante missões governamentais ao Brasil", destacou o reitor Kyosuke Nagata, que também acumula o cargo de Presidente do Conselho do U T.
"A CNL expressa seu orgulho em caminhar ao lado de um presidente que deixa um legado inspirador — no Brasil e no cenário internacional", disse a empresa.