Frio e chuva vêm pela frente nesta semana
(Imagem: Imagem criada por IA)
A massa de ar polar que chegou ao Brasil durante o fim de semana continua provocando temperaturas baixas em áreas do Sul e do Sudeste nesta terça-feira (27). O frio, mais intenso nas primeiras horas do dia, deve perder força gradualmente a partir de quarta-feira (28), quando novas instabilidades começam a se formar. A previsão é de retorno das chuvas fortes em diferentes áreas do país, inclusive no Estado de São Paulo.
Na Grande São Paulo, o tempo permanece relativamente estável nesta terça-feira, com predomínio de nuvens e algumas aberturas de sol. A partir de quarta, porém, aumentam as condições para pancadas de chuva, que devem ganhar intensidade na quinta-feira (29).
Segundo a Climatempo, o avanço de sistemas meteorológicos e a circulação de umidade favorecem a formação de nuvens carregadas no interior paulista e em Minas Gerais. As instabilidades também devem atingir o Rio de Janeiro nos próximos dias.
No Sul, a presença do ar polar mantém as temperaturas abaixo do habitual para esta época do ano. Na Serra Catarinense, os termômetros podem se aproximar de 2°C, com possibilidade de geada isolada. Em São Paulo, a capital deve registrar máxima de aproximadamente 21°C nesta terça-feira.
Previsão para Barueri e região
Em Barueri, a terça-feira (27) será de sol entre muitas nuvens, com períodos de céu nublado e sem previsão de chuva. Segundo a Climatempo, os termômetros variam entre 12°C e 22°C, com rajadas de vento que podem chegar a 38 km/h.
Na quarta-feira (28), as temperaturas sobem ligeiramente, com mínima de 14°C e máxima de 23°C. Há 52% de possibilidade de chuva, principalmente pela manhã, com volume estimado em 1,2 milímetro.
A quinta-feira (29) exige maior atenção. A previsão indica chuva pela manhã, temporal à tarde e continuidade das precipitações durante a noite. A temperatura varia entre 15°C e 19°C, com volume estimado em 24,4 milímetros e 99% de probabilidade de chuva.
Na sexta-feira (30), os termômetros sobem para 25°C, com mínima de 16°C. O sol aparece entre nuvens, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.
O sábado (31) também deve ter chuva, com acumulado estimado em 13,2 milímetros e temperaturas entre 17°C e 25°C. No domingo (1º de novembro), a previsão aponta tempo mais firme, sol entre muitas nuvens e temperaturas de 15°C a 25°C.
A tendência de instabilidade também merece atenção em Santana de Parnaíba e nos demais municípios da região, embora os volumes e horários de chuva possam variar de uma cidade para outra.
Chuva forte atinge outras regiões do Brasil
Enquanto o Sul e parte do Sudeste enfrentam temperaturas mais baixas, a chuva forte é a principal preocupação em áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Na Bahia, a atuação de uma frente fria próxima ao litoral favorece a formação de nuvens carregadas e aumenta o risco de temporais, especialmente no centro e no sudoeste do Estado. As precipitações também podem atingir áreas de Sergipe, Maranhão, Piauí e Pernambuco.
No Centro-Oeste, há possibilidade de pancadas fortes em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, principalmente durante a tarde e a noite. O calor e a umidade contribuem para o desenvolvimento das instabilidades.
Na Região Norte, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e áreas do Pará também estão sujeitos a chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas em alguns municípios.
A orientação durante os temporais é evitar áreas sujeitas a alagamentos, não atravessar vias inundadas e procurar abrigo em locais seguros durante a ocorrência de raios. As previsões podem sofrer alterações conforme a evolução das condições atmosféricas.