Barueri registrou 40 casos confirmados de dengue entre janeiro e julho de 2026 e Santana de Parnaíba, 112
(Imagem: NINY2405/SHUTTERSTOCK)
A previsão de um El Niño de forte intensidade para a primavera e o verão de 2026/2027 já começa a mobilizar autoridades de saúde em São Paulo. O fenômeno pode alterar o regime de chuvas e elevar as temperaturas, criando condições que, em determinadas regiões, favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Barueri, a prefeitura já anunciou o reforço das medidas de prevenção diante do cenário esperado.
O terceiro boletim do Painel El Niño 2026-2027, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta mais de 90% de probabilidade de o fenômeno atingir intensidade muito forte entre setembro e novembro.
O cenário levou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a elaborar um plano de preparação e resposta às arboviroses. A estratégia prevê o fortalecimento da vigilância epidemiológica, o monitoramento dos indicadores, ações de controle do mosquito e preparação da rede de atendimento para uma eventual elevação da demanda.
Barueri reforça prevenção
Em Barueri, as ações de combate à dengue foram intensificadas com a aproximação do período mais quente do ano. Segundo a gestão, agentes de Saúde e de Combate às Endemias seguem percorrendo residências, comércios e escolas para identificar criadouros e orientar a população.
“A população deve redobrar a atenção, principalmente entre outubro e março, quando as condições de calor favorecem a reprodução do vetor. A prevenção começa com medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água e manter os ambientes limpos”, apontou a administração em nota.
Casos na região
Apesar da preocupação com os próximos meses, os dados disponíveis até julho mostram números bem diferentes entre os dois municípios. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria de Estado da Saúde, Barueri registrou 40 casos confirmados de dengue entre janeiro e julho de 2026.
Em Santana de Parnaíba, foram 112 confirmações, sendo 110 casos autóctones e dois importados. No Estado, até a 35ª semana epidemiológica de 2026, São Paulo contabilizava 58.271 casos de dengue.
Sintomas e prevenção
Segundo Lílian Branco, médica infectologista e coordenadora de Infectologia Clínica e SCIH do Hospital São Luiz Alphaville, da Rede D’Or, os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas articulações, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas na pele.
“Nos primeiros dias, a dengue pode ser muito parecida com outras viroses e infecções febris. Por isso, a avaliação médica e, quando necessário, exames laboratoriais, são importantes para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento adequado”, explicou.
A especialista destacou ainda que a principal forma de prevenção continua sendo o combate ao mosquito Aedes aegypti e que a vacinação, direcionada no SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, é uma importante ferramenta de proteção, mas não substitui o combate ao mosquito.