São Paulo | 16ºC
Seg, 10 de Agosto
Política

Vitória de Bruna fortaleceu grupo de Furlan, em meio à derrocada do PSDB

Ano termina marcado por fortificação do prefeito de Barueri

23 dez 2022 - 09h34   atualizado em 02/12/2025 às 09h49
Vitória de Bruna fortaleceu grupo de Furlan, em meio à derrocada do PSDB Bruna foi eleita com votação recorde - 195 mil votos no estado para a Alesp. (Foto: DIVULGAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS)

As eleições de 2022 foram em âmbito nacional, mas o resultado serviu para medir a temperatura em Barueri. Os resultados deste ano indicam um fortalecimento do grupo do prefeito Rubens Furlan (PSDB), a dois anos da disputa municipal, quando ele tentará lançar o sucessor.

Furlan viu a filha, Bruna Furlan (PSDB), arriscar uma mudança de parlamento e ser eleita deputada estadual com uma votação recorde - 195 mil votos no estado para a Assembleia Legislativa.

O resultado foi comemorado pelo grupo político, em meio às tentativas do principal opositor, o ex-prefeito Gil Arantes (União) em lançar outros candidatos ao posto. No entanto, nenhum candidato de Arantes conseguiu a vitória, o que foi citado por aliados de Furlan como um sinal de força do grupo.

Na próxima eleição, Furlan não pode concorrer pois cumpre o segundo mandato consecutivo e deve lançar o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) como concorrente à sucessão, enquanto Bruna estará mais próxima da cidade com mandato na Alesp. O cenário relembra a 2010, quando Furlan lançou Carlos Zicardi que foi derrotado por Gil Arantes. A diferença é que, na época, Arantes era deputado estadual e nos próximos anos chegará à corrida eleitoral sem um mandato.

O fortalecimento do grupo contrasta com o momento de declínio do PSDB, partido cuja situação para muitos é irreversível. A sigla perdeu o governo do estado de São Paulo depois de quase 30 anos, perdeu espaço na Câmara dos Deputados, e nomes importantes deixaram a legenda.

Liderança

A situação tornou Bruna como uma das lideranças com mais votos no último pleito. Porém, ainda não se sabe a posição que o partido adotará com a nova gestão do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em âmbito federal, Furlan evitou novas declarações, após ter declarado apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno. 

Leia Também
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Justiça TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Ex-chefe de gabinete de Lula sai da campanha após polêmica
Bastidores de Brasília Ex-chefe de gabinete de Lula sai da campanha após polêmica
STJ condena Marco Buzzi por assédio sexual e importunação
Punição STJ condena Marco Buzzi por assédio sexual e importunação
Raio-X eleitoral: Cioeste reúne mais de 2,1 milhões de eleitores
Perfil regional Raio-X eleitoral: Cioeste reúne mais de 2,1 milhões de eleitores
Greve da CPTM chega ao fim e circulação das linhas é retomada
Acordo Greve da CPTM chega ao fim e circulação das linhas é retomada
Atlas/Bloomberg: Lula tem melhor imagem positiva entre candidatos à Presidência
Pesquisa Atlas/Bloomberg: Lula tem melhor imagem positiva entre candidatos à Presidência
Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice na disputa à Presidência
Disputa presidencial Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice na disputa à Presidência
Representação pede investigação de contratos da gestão Elvis Cezar
Contas públicas Representação pede investigação de contratos da gestão Elvis Cezar
Lula lidera 1º e 2º turnos contra Flávio Bolsonaro, aponta Pesquisa Genial/Quaest
Intenção de voto Lula lidera 1º e 2º turnos contra Flávio Bolsonaro, aponta Pesquisa Genial/Quaest
BTG/Nexus: para 43%, governo Lula é ruim ou péssimo
Pesquisa eleitoral BTG/Nexus: para 43%, governo Lula é ruim ou péssimo
Mais Lidas
Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Dança Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Megaoperação policial em Barueri termina com 224 abordagens
Policiamento Megaoperação policial em Barueri termina com 224 abordagens
Fiuk se torna réu por perturbação do sossego em Alphaville
Ação penal Fiuk se torna réu por perturbação do sossego em Alphaville
Santana de Parnaíba destaca obras viárias e reforço na segurança realizados no primeiro semestre
Balanço Santana de Parnaíba destaca obras viárias e reforço na segurança realizados no primeiro semestre