URE Barueri tem previsão de início das atividades no primeiro semestre de 2027
(Imagem: Divulgação)
A Unidade de Recuperação Energética (URE) de Barueri terá uma reunião aberta à comunidade no dia 27 de outubro para apresentar o projeto de créditos de carbono que será desenvolvido na usina. O encontro será às 14h, na Avenida Pirarucu, 3.891, no bairro Nova Aldeinha.
A reunião será promovida pela Orizon Valorização de Resíduos, empresa responsável pelo empreendimento, e é aberta a moradores e demais interessados. A participação, no entanto, exige confirmação prévia, devido à limitação do espaço físico. Os interessados devem informar o nome completo pelo telefone (11) 91087-9116 ou pelo e-mail comunicacao.social@orizonvr.com.br.
Segundo a companhia, serão apresentados os principais aspectos do processo de certificação do projeto junto à Verra, organização internacional que administra padrões para projetos do mercado voluntário de carbono.
O encontro também abordará os benefícios ambientais previstos, a geração de energia renovável e a emissão de créditos de carbono. De acordo com a Orizon, haverá espaço para que os participantes tirem dúvidas sobre a usina e apresentem contribuições.
O que são os créditos de carbono
O projeto pretende transformar em créditos parte das reduções de gases de efeito estufa associadas à operação da URE. De forma geral, um crédito de carbono corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (CO₂e) que deixou de ser emitida ou foi removida da atmosfera.
A emissão dos créditos, porém, não é automática. O projeto precisa seguir uma metodologia reconhecida, demonstrar como as reduções são calculadas e passar por processos de validação e verificação. É nesse contexto que ocorre o processo de certificação junto à Verra que será apresentado durante a reunião.
A Orizon estima que a operação da URE evitará a emissão de 128 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano. Documentos financeiros do empreendimento também consideram a futura comercialização dos créditos como uma das fontes de receita da usina.
Como funciona a URE
A URE de Barueri é uma usina projetada para transformar resíduos urbanos não recicláveis em energia elétrica por meio de uma tecnologia conhecida como waste-to-energy (resíduos para energia, em tradução livre).
Depois da separação dos materiais que podem ser reciclados, os rejeitos são submetidos a tratamento térmico em altas temperaturas. O calor produzido nesse processo aquece água em uma caldeira e gera vapor. Esse vapor movimenta uma turbina ligada a um gerador, produzindo eletricidade.
A unidade terá capacidade para processar cerca de 870 toneladas de resíduos por dia, aproximadamente 300 mil toneladas por ano, provenientes de Barueri, Santana de Parnaíba e Carapicuíba. A potência instalada será de 20 megawatts (MW), suficiente, segundo a empresa, para atender o consumo equivalente a mais de 75 mil residências.
A proposta é reduzir a quantidade de resíduos destinada a aterros sanitários, aproveitando a parcela que não pode ser reciclada para a produção de energia. Questionada pela reportagem, a Orizon confirmou que a previsão é de que a URE entre em funcionamento no primeiro semestre de 2027.
Serviço
Reunião aberta à comunidade
Data: 27 de outubro
Horário: 14h
Local: Avenida Pirarucu, 3.891, Nova Aldeinha, Barueri
Participação: é necessário confirmar previamente o interesse, informando nome completo
Telefone: (11) 91087-9116
E-mail: comunicacao.social@orizonvr.com.br