São Paulo | 23ºC
Seg, 17 de Agosto
Internet

Prazo para Discord suspender lives no Brasil termina nesta segunda (17)

17 ago 2026 - 10h45 Aliz Lambiazzi   atualizado às 11h13
Prazo para Discord suspender lives no Brasil termina nesta segunda (17) O Discord afirmou que investe em segurança (Imagem: Bruno Pires/Agência Brasil)
Alerta: a reportagem abaixo trata de temas como suicídio e transtornos mentais. Se você está passando por problemas, veja ao final do texto onde buscar ajuda.

O prazo dado pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para que a plataforma Discord suspenda as transmissões ao vivo, chamadas de "lives", no Brasil termina nesta segunda-feira, 17. A decisão foi tomada após o caso de uma menina de 13 anos que teve o suicídio transmitido ao vivo pelas redes sociais. O entendimento do órgão federal é de que o Discord não dispõe dos mecanismos necessários para proteger crianças e adolescentes nessa ferramenta.

Na quarta-feira passada, 12, a ANPD deu três dias úteis para que a plataforma suspendesse as lives. O prazo começou a contar na quinta-feira passada, 13. A partir de terça-feira, 18, o Discord deverá comprovar que suspendeu as transmissões até que reveja seus protocolos de segurança, sob risco de punições, como multas

Na semana passada, o Discord afirmou que investe em segurança. A plataforma acrescentou que a atividade criminosa que envolveu o episódio foi coordenada e continuada em outras plataformas após o Discord banir o servidor em que a garota era incentivada a se machucar. Ao governo, porém, a big tech admitiu falhas em seu sistema de monitoramento, conforme o Estadão revelou.

Procurado novamente nesta segunda-feira, o Discord não respondeu à tentativa de contato do Estadão. O espaço segue aberto

Na semana passada, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chegou a pedir o bloqueio total da plataforma, mas a ANPD afirmou que estão suspensas apenas as transmissões ao vivo, como a ferramenta Go Live.

Segundo o órgão federal, a medida é preventiva, porque, em reuniões com a ANPD, os representantes do Discord não comprovaram ter mecanismos suficientes de proteção e monitoramento, conforme prevê o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) Digital.

Denúncias aumentam

Conforme a Safernet, organização não governamental de defesa dos direitos humanos na internet, o número de denúncias envolvendo o Discord aumentou 54% de janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2025. Nos primeiros sete meses deste ano, foram registradas 406 denúncias, ante 264 no mesmo intervalo do ano passado. É a maior média mensal de toda a série histórica do levantamento, iniciado em 2017.

Segundo a Safernet, o Discord está banido na Rússia, na Turquia, no Egito, no Irã, na Jordânia, nos Emirados Árabes Unidos e no Camboja. No caso da Rússia e da Turquia, os países bloquearam o Discord em 2024 sob a acusação de descumprimento de ordens judiciais para a remoção de conteúdos ilegais.

Busque ajuda

Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, veja abaixo onde encontrar apoio:

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Se estiver precisando de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.

Canal Pode Falar

Iniciativa criada pelo Unicef para oferecer escuta para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

SUS

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas ao atendimento de pacientes com transtornos mentais. Na cidade de São Paulo, é possível buscar os endereços das unidades nesta página.

Mapa da Saúde Mental

O site traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e online. Disponibiliza ainda materiais de orientação sobre transtornos mentais.
FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO
Leia Também
Casas Bahia: sindicato diz que tomará medidas após demissões e fechamento de lojas
Desligamentos Casas Bahia: sindicato diz que tomará medidas após demissões e fechamento de lojas
Instagram muda identidade visual pela primeira vez em 10 anos
Repaginada Instagram muda identidade visual pela primeira vez em 10 anos
Sírio-Libanês recebe inscrições para residência médica até esta sexta (14)
Oportunidade Sírio-Libanês recebe inscrições para residência médica até esta sexta (14)
iFood, Rappi, Shopee e outras plataformas já podem vender remédios
Marketplaces iFood, Rappi, Shopee e outras plataformas já podem vender remédios
Amazon aposta em rede espacial para conectar celulares em qualquer lugar
Inovação Amazon aposta em rede espacial para conectar celulares em qualquer lugar
WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android antigos a partir de setembro
Tecnologia WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android antigos a partir de setembro
Greve da CPTM chega ao fim e circulação das linhas é retomada
Acordo Greve da CPTM chega ao fim e circulação das linhas é retomada
Representação pede investigação de contratos da gestão Elvis Cezar
Contas públicas Representação pede investigação de contratos da gestão Elvis Cezar
Greve nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM é mantida por tempo indeterminado
Impasse Greve nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM é mantida por tempo indeterminado
Ranking das melhores cidades coloca Santana de Parnaíba e Barueri entre as primeiras do Brasil
Destaque Ranking das melhores cidades coloca Santana de Parnaíba e Barueri entre as primeiras do Brasil
Mais Lidas
Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Dança Aos 14 anos, bailarina de Cotia é aceita em duas das mais prestigiadas escolas de ballet da Rússia
Agosto terá dois eclipses, mas só um poderá ser observado do Brasil
Astronomia Agosto terá dois eclipses, mas só um poderá ser observado do Brasil
Bailarino de 11 anos de Barueri conquista 1º lugar no Festival de Dança de Joinville
Talento Bailarino de 11 anos de Barueri conquista 1º lugar no Festival de Dança de Joinville
Ideb 2025: Barueri e Santana de Parnaíba ligam sinal de alerta com quedas históricas
Métrica educacional Ideb 2025: Barueri e Santana de Parnaíba ligam sinal de alerta com quedas históricas