São Paulo | 11ºC
Seg, 07 de Setembro
Micromobilidade

Projeto sobre uso de bicicletas e patinetes elétricos por aplicativo é aprovado em Barueri

12 mai 2026 - 13h32 Aliz Lambiazzi   atualizado às 14h32
Projeto sobre uso de bicicletas e patinetes elétricos por aplicativo é aprovado em Barueri Proposta foi aprovada na sessão de 28 de abril na Câmara Municipal (Imagem: Freepik / Magnific)

A Câmara Municipal de Barueri aprovou um projeto de lei que regulamenta o uso de bicicletas e patinetes elétricos compartilhados por aplicativo na cidade. A proposta estabelece regras para empresas operadoras, usuários e estacionamento dos veículos, além de definir critérios de segurança e fiscalização.

O Projeto de Lei 024/2026 foi aprovado pelos vereadores no dia 28 de abril e foi enviado pelo prefeito Beto Piteri. O texto regulamenta os chamados serviços de micromobilidade urbana — modalidade em que bicicletas e patinetes elétricos são alugados por aplicativo para deslocamentos curtos em vias públicas.

Segundo a prefeitura, a medida segue as diretrizes da política municipal de mobilidade urbana, priorizando meios de transporte menos poluentes e alternativas de deslocamento de curta distância.

Empresas precisarão de autorização

Pela proposta, as empresas interessadas em operar o serviço em Barueri precisarão obter autorização da prefeitura, com validade de 12 meses.

As operadoras também deverão pagar uma taxa inicial ao município, repassar 5% do valor arrecadado com as viagens, manter os equipamentos em boas condições, oferecer suporte aos usuários e retirar rapidamente veículos estacionados de forma irregular ou danificados.

Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal de Segurança e Educação de Trânsito.

Projeto define limites de velocidade e idade mínima

O texto estabelece regras específicas para a circulação dos equipamentos.

No caso dos patinetes elétricos:
- Velocidade máxima de 6 km/h em áreas de pedestres;
- Limite sobe para 20 km/h em ciclovias;
- Menores de 18 anos não poderão utilizar os equipamentos.

Já para as bicicletas elétricas:
- Velocidade máxima permitida de 32 km/h;
- Uso de capacete será obrigatório;
- Motor deverá funcionar apenas com pedal assistido, sem acelerador independente.

O projeto também proíbe que bicicletas e patinetes sejam estacionados em locais que dificultem a circulação de pedestres, acessos a imóveis ou equipamentos públicos.

Outro ponto previsto na proposta é a criação de áreas específicas para estacionamento dos veículos compartilhados. As empresas poderão sugerir os pontos, mas a definição final ficará sob responsabilidade da prefeitura.

A regulamentação também prevê integração dos serviços com o transporte público e programas de desconto voltados à população de baixa renda.

Debate sobre segurança cresce no país

A regulamentação em Barueri ocorre em meio ao aumento do debate sobre segurança e circulação de veículos elétricos leves em cidades brasileiras.

Nos últimos meses, municípios e Estados passaram a discutir regras mais rígidas para bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores após acidentes envolvendo esses veículos. Em janeiro deste ano, a própria Prefeitura de Barueri divulgou orientações sobre as novas normas nacionais do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para veículos elétricos e autopropelidos.

Especialistas em mobilidade defendem que a regulamentação pode ajudar a organizar a circulação dos equipamentos e reduzir conflitos entre pedestres, ciclistas e motoristas, principalmente em áreas urbanas de grande circulação.

Leia Também
Frente fria derruba temperaturas e região pode ter sensação de 8°C no feriado
Previsão do tempo Frente fria derruba temperaturas e região pode ter sensação de 8°C no feriado
Confira a programação de Barueri e Santana de Parnaíba neste 7 de Setembro
Dia da Independência Confira a programação de Barueri e Santana de Parnaíba neste 7 de Setembro
Santana de Parnaíba tem 2º condomínio mais caro em ranking nacional
Custo Santana de Parnaíba tem 2º condomínio mais caro em ranking nacional
Castello e Raposo devem ter movimento intenso no feriado de 7 de Setembro
Feriadão Castello e Raposo devem ter movimento intenso no feriado de 7 de Setembro
Engavetamento com seis veículos trava Castello Branco nesta manhã (3), em Barueri
Orrência de trânsito Engavetamento com seis veículos trava Castello Branco nesta manhã (3), em Barueri
Mercedes com mais de R$ 114 mil em débitos é apreendida no Tamboré
Carrão irregular Mercedes com mais de R$ 114 mil em débitos é apreendida no Tamboré
Furtos levam 5 km de cabos da Castello e da Raposo
Rodovias Furtos levam 5 km de cabos da Castello e da Raposo
Frente fria se afasta, mas mantém temperaturas baixas na região nesta quarta (2)
Clima Frente fria se afasta, mas mantém temperaturas baixas na região nesta quarta (2)
Onze procurados da Justiça são presos em quatro dias na região
SEGURANÇA Onze procurados da Justiça são presos em quatro dias na região
Ranking elege melhores empresas para trabalhar em Barueri e região em 2026
Reconhecimento Ranking elege melhores empresas para trabalhar em Barueri e região em 2026
Mais Lidas
Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Processo seletivo Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Segurança Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC
Megaoperação Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC
Gabigol diz que não deve permanecer no Santos na próxima temporada
Esporte Gabigol diz que não deve permanecer no Santos na próxima temporada