São Paulo | 12ºC
Qui, 25 de Junho
Pedágios

Governo de SP lança plataforma para unificar débitos de pedágio

04 mai 2026 - 13h08 Aliz Lambiazzi   atualizado às 13h15
Governo de SP lança plataforma para unificar débitos de pedágio Débitos gerados nos pórticos podem ser conferidos no Siga Fácil (Imagem: Divulgação Governo SP)

Motoristas que trafegam por rodovias paulistas passaram a contar com uma nova ferramenta digital para consultar tarifas de pedágio eletrônico. Ao mesmo tempo, uma decisão do governo federal trouxe alívio temporário para quem acumulou dívidas nesse sistema.

As duas medidas, embora distintas, têm o mesmo objetivo: organizar e dar mais transparência ao modelo de pedágio sem cancelas.

Plataforma “Siga Fácil” centraliza informações no Estado de SP

O Governo de São Paulo lançou a plataforma Siga Fácil, que permite consultar débitos gerados pelos pórticos eletrônicos instalados nas rodovias estaduais. A ferramenta reúne informações que antes ficavam dispersas entre diferentes concessionárias.

Pelo sistema, o motorista pode inserir a placa do veículo e verificar eventuais cobranças, facilitando o pagamento e evitando multas. A plataforma também mostra a localização dos pórticos eletrônicos em todo o Estado e traz orientações sobre como funciona o sistema de cobrança e demais dúvidas.

O modelo faz parte da expansão do pedágio eletrônico no Estado, que substitui as tradicionais praças por pórticos com sensores e câmeras. Com isso, os veículos passam sem parar e a cobrança é feita automaticamente por tag ou posteriormente, com prazo para pagamento.

Além da praticidade, o governo paulista argumenta que o sistema promove maior fluidez no trânsito, redução de acidentes e cobrança proporcional ao trecho percorrido.

Prazo de até 30 dias para pagar tarifas

Nas rodovias com o sistema, o motorista que não possui tag tem, em geral, até 30 dias para quitar a tarifa após passar pelo pórtico. Caso não pague, a infração é considerada evasão de pedágio, com multa e pontos na CNH.

A dificuldade de pagamento e informação motivou a criação da nova plataforma estadual, lançada em junho de 2025.

O sistema de pórticos começou a ser implantado nas principais rodovias estaduais em 2024. De acordo com o governo, ele promove a “justiça tarifária”, uma vez que o motorista paga apenas pelo trecho percorrido.

“Se houver uma distância de 100 quilômetros entre duas praças, por exemplo, e a tarifa é de R$ 0,16 por km, o preço da tarifa será de R$ 16. Com o pórtico eletrônico, é possível ter mais praças nesse caminho e fragmentar o valor. Assim, o motorista paga apenas pelo trecho que percorreu”, detalha matéria na Agência SP. 

Governo federal suspende mais de 3 milhões de multas

Enquanto São Paulo avança na organização dos dados, o governo federal adotou uma medida emergencial: a suspensão de cerca de 3,4 milhões de multas aplicadas no sistema de pedágio eletrônico, conhecido como “free flow”.

A decisão foi anunciada em 28 de abril de 2026 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e estabelece:

- prazo de até 200 dias para regularização das tarifas;
- suspensão temporária das multas e dos pontos na CNH;
- possibilidade de ressarcimento para quem já pagou penalidades indevidas.

Durante esse período, os motoristas terão até 16 de novembro de 2026 para quitar os débitos sem sofrer sanções.

O usuário que já pagou a multa poderá entrar com o pedido de ressarcimento junto ao órgão de fiscalização de cada Estado responsável pela autuação, desde que efetuado o pagamento da tarifa de pedágio correspondente dentro do prazo previsto de 200 dias. Comprovado o pagamento, o usuário terá direito ao ressarcimento do valor da multa, conforme disciplinado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o governo, a medida busca corrigir falhas de comunicação e adaptação ao novo modelo, que gerou grande volume de autuações.

Integração de sistemas deve avançar

Uma das mudanças previstas pelo governo federal é a integração dos dados de pedágio eletrônico a plataformas digitais, como o aplicativo da CNH, permitindo consulta mais simples de débitos.

“Ao unificar os sistemas e disponibilizar os dados no aplicativo da CNH do Brasil, asseguramos um direito básico: o de saber por onde passou, o seu débito e como se regularizar, quando for o caso. A suspensão das multas e o prazo para pagamento tornam a transição mais justa e transparente para os motoristas e evitam penalidades indevidas”, explicou o secretário nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão.

Essa iniciativa converge com o objetivo do Siga Fácil em São Paulo, que já funciona como um hub estadual de informações sobre tarifas.

Alerta ao motorista

Especialistas e autoridades reforçam a necessidade de adaptação dos motoristas, principalmente quanto aos prazos de pagamento.

Mesmo com a suspensão temporária das multas em nível federal, o pagamento das tarifas continua obrigatório e a inadimplência pode voltar a gerar penalidades após o período de transição.

Leia Também
CNPJ passa a ser alfanumérico a partir de julho
Negócios CNPJ passa a ser alfanumérico a partir de julho
Fuvest anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da USP em 2028
Educação Fuvest anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da USP em 2028
Bacio di Latte lança novo sabor ‘Pão de Mel al Cioccolato’
Gastronomia Bacio di Latte lança novo sabor ‘Pão de Mel al Cioccolato’
Brasil enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24) pela Copa do Mundo
Copa 2026 Brasil enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24) pela Copa do Mundo
Vacina contra a Covid-19 pode proteger também o coração de idosos, aponta estudo
Saúde Vacina contra a Covid-19 pode proteger também o coração de idosos, aponta estudo
Banco Digimais é alvo de operação da Polícia Federal nesta terça (23)
Investigação Banco Digimais é alvo de operação da Polícia Federal nesta terça (23)
Segundo lote de restituição do IRPF 2026 já pode ser consultado
Imposto de Renda Segundo lote de restituição do IRPF 2026 já pode ser consultado
Cinesystem oferece ingresso grátis para pessoas com calvície em sessões de Toy Story 5 hoje (22)
Cinema Cinesystem oferece ingresso grátis para pessoas com calvície em sessões de Toy Story 5 hoje (22)
Sorvetes Rochinha aposta na gastronomia afetiva no inverno com novos sabores
Gastronomia Sorvetes Rochinha aposta na gastronomia afetiva no inverno com novos sabores
Brasil embala na Copa de 2026 e aguarda retorno de Neymar para duelo decisivo
Copa 2026 Brasil embala na Copa de 2026 e aguarda retorno de Neymar para duelo decisivo
Mais Lidas
Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Mobilidade Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Esportes Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas
Emprego Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas
Feriado de São João Batista em Barueri marca encerramento do Arraiá 2026 nesta quarta (24)
Feriado municipal Feriado de São João Batista em Barueri marca encerramento do Arraiá 2026 nesta quarta (24)