Ciete Silvério Governo do Estado de SP1
(Imagem: Ciete Silvério / Governo do Estado de SP)
Uma operação da Polícia Civil de São Paulo, intitulada Apólice Cruzada, foi deflagrada na manhã da última terça-feira (5) mirando uma associação criminosa especializada em fraudes contra seguradoras com forte atuação na Grande São Paulo.
A ofensiva, coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 4ª Divisão de Investigações sobre Furto e Roubo de Veículos (4ª Divecar), incluiu o cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão em Barueri, Jandira e Itapevi.
O modus operandi ocorria com simulação de acidentes de trânsito e falsa comunicação de roubos de veículos para obtenção de indenizações indevidas. O grupo é responsável por pelo menos 42 sinistros simulados entre 2018 e 2025, com 79 registros junto a 10 seguradoras diferentes, além da identificação de 22 pessoas diretamente ligadas aos crimes, conforme informações da Polícia Civil.
A investigação identificou uma estrutura organizada para a aplicação dos golpes, o que evidencia a atuação coordenada do grupo, com divisão de tarefas entre os envolvidos, alternância de papéis e uso recorrente de endereços, contatos e veículos.
A operação teve o objetivo de reunir provas, entender a dinâmica criminosa e identificar a conduta de cada indivíduo investigado. As investigações continuam. A polícia busca dimensionar o tamanho dos prejuízos causados e verificar se há participação de outros envolvidos.
Canais de Denúncia:
Qualquer informação que auxilie na identificação de fraudes pode ser repassada via Disque Denúncia (181) ou diretamente no Web Denúncia da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.