Valorização do mercado e alta do dólar levou a um aumento na demanda e no volume de transações de imóveis (Foto:PATRICE AUDET/PIXABAY)
Nos últimos tempos, os Estados Unidos registraram um aumento de investimentos, por parte dos brasileiros, no mercado imobiliário. Porém, antes de comprar ou vender um imóvel, é preciso se atentar a alguns pontos relacionados aos impactos tributários da venda e das obrigações fiscais nos Estados Unidos e no Brasil.
Segundo Cristina Teixeira, especialista em tributação internacional, a falta de assessoria e planejamento no momento da compra, na manutenção do ativo e no momento da venda do imóvel está entre os erros mais comuns cometidos.
"É extremamente importante analisar a estrutura como um todo para entender o real impacto e obrigações que surgirão com a compra ou a venda de um imóvel nos Estados Unidos", afirmou Cristina.
Outras dicas
Ainda de acordo com a especialista, antes de comprar um imóvel, é importante avaliar se a unidade será adquirida em nome de uma pessoa física ou jurídica, que será determinante na definição do impacto tributário nos dois países após a venda.
Outro cuidado se refere ao Foreign Investment in Real Property Act (FIRPTA), um mecanismo de retenção de imposto na fonte criado pelo governo americano, que é de 15% do valor da venda.