São Paulo | 30ºC
Seg, 29 de Dezembro
Busca
Empresas

Como fazer o reforço da marca empregadora na crise

Saiba como planejar uma gestão estratégica visando o reforço da marca 

22 fev 2021 - 12h10   atualizado em 02/12/2025 às 09h44
Como fazer o reforço da marca empregadora na crise Saiba como planejar uma gestão estratégica visando o reforço da marca. (Foto: Andrew Neel on Unsplash)

Cuidar da reputação corporativa durante uma crise em que muitas empresas estão sofrendo baixas pode parecer um desafio impossível, mas algumas delas estão mostrando que não. Mesmo em meio à turbulência é possível não só fazer uma boa gestão de pessoas – lembrem-se: pessoas sempre em primeiro lugar – e dos negócios, bem como uma gestão estratégica visando o reforço da marca. Aliás, várias organizações que estão nos rankings do Great Place To Work têm feito um excelente trabalho nesse sentido.

Boticário, Mercado Livre, Magazine Luiza e Natura, por exemplo, são algumas empresas com o selo de excelente lugar para trabalhar que constam no levantamento recente da HSR Specialist Researchers, empresa de pesquisa de mercado. No final de março, ela lançou um ranking das marcas transformadoras, listando aquelas que estão conseguindo se mostrar relevantes para o consumidor mesmo em meio a pandemia. O indicador utilizado para avaliar e classificar o comportamento das marcas durante a crise leva em consideração três aspectos: lembrança espontânea da marca em ações voltadas para o combate à pandemia, o potencial de comunicação considerando o número de seguidores nas redes sociais e a associação da marca aos seis atributos essenciais para construção de imagem de marca transformadora. Sobre este último item, vale destacar um aspecto interessante. Dentre os seis atributos utilizados para analisar a relevância de uma marca, três deles dizem respeito os colaboradores: investir na segurança de seus funcionários, inovar em momentos de crise e ser justa e ética.

No vídeo abaixo, você confere a Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, compartilhando a experiência do Magazine Luiza como marca de consumo e marca empregadora durante a crise. Spoiler: a empresa, assim como o GPTW, se baseia nos pilares de cuidado com as pessoas, incentivo aos negócios e estímulo à cidadania. 

Pessoas e negócios

Não é de hoje que o Great Place To Work aponta a ligação entre bons resultados nos negócios e boa gestão de pessoas. Investir nas pessoas é fundamental para a sustentabilidade de uma empresa no momento de crise ou no de bonança. Quando a empresa confia e cuida dos seus colaboradores isso traz grande impacto na inovação, por exemplo. De acordo com o estudo do ranking do Great Place to Work de 2019, foram enviadas 2.623 sugestões por organização dentre As 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e, destas, implementadas 2.077 por empresa — ou seja, 79% das sugestões enviadas foram colocadas em prática. Após tiradas do papel, as ideias renderam um ganho médio de R$ 201 milhões no total.

Para além do impacto na capacidade de inovar de uma empresa, a boa gestão de pessoas mostra que o cuidado com os colaboradores neste momento reforça a imagem da marca junto aos consumidores. Segundo o Linkedin, existe uma forte correlação entre a marca empregadora e a marca de consumo de uma empresa: quando a primeira é bem trabalhada, a segunda tende a ser mais bem reconhecida por potenciais clientes.

Marcas solidárias chamam a atenção dos consumidores

Outra pesquisa recente, desta vez da consultoria Demanda, revelou as marcas mais lembradas pelos consumidores em termos de solidariedade em meio à pandemia. O estudo ouviu 1.045 pessoas de todo o brasil no final do mês de abril. Todas as três empresas que lideram o ranking já estiveram em algum ranking do Great Place To Work, mostrando mais uma vez que a ligação direta entre marca de consumo e Employer Branding.

Aqui no Great Place to Work, aliás, nós identificamos que o índice de confiança das melhores empresas para trabalhar costuma ser acompanhado pelo feedback positivo dos consumidores dessas organizações. Assim, quanto maior a confiança dos funcionários, maior o nível de satisfação do público externo.

Dicas para manter a boa reputação corporativa durante a crise

Para reduzir o impacto da Covid-19, separamos algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática tanto por pequenas quanto por grandes organizações.

1. Seja transparente sobre as decisões tomadas pela empresa

O medo e a insegurança sobre o futuro do negócio e a permanência no emprego podem afetar a qualidade de vida dos seus colaboradores. Isso pode piorar quando a liderança resolve os problemas a portas fechadas e sem diálogo. Se a sua empresa não costuma se comunicar abertamente com os funcionários, esse é um momento oportuno para melhorar essa relação.

2. Se precisar demitir, ofereça apoio aos ex-colaboradores

Nós compreendemos que nem todas as organizações poderão manter seu quadro de funcionários intacto. Caso os desligamentos sejam inevitáveis, além de ser transparentes sobre os motivos e critérios para isso, procure oferecer algum tipo de suporte aos ex-colaboradores. Algumas empresas, por exemplo, estão indicando os profissionais para o mercado.

3. Conecte-se genuinamente clientes e colaboradores

De acordo com a Kantar Insights, durante o período da pandemia, 67% das pessoas esperam que as marcas ajudem o público e 75% repudiam que elas façam autopromoção. Karina Collenghi, especialista da consultoria, sugere que as empresas procurem amparar funcionários e consumidores de forma sincera. "Nós percebemos quando alguém está tentando se autopromover", comenta.

Se você quer compartilhar o que a sua empresa está fazendo neste momento para contornar a crise, passe no nosso site Bom Para As Pessoas e Para os Negócios. Lá, é possível não só divulgar as boas práticas corporativas, como conferir a de outras organizações e aprender de forma colaborativa! Outra maneira de ampliar o conhecimento é conferindo os benchmarks dos rankings do Great Place To Work.

Para mais informações, entre em contato com baruerieregiao@gptw.com.br 

Leia Também
MPD inaugura vila de Natal no empreendimento Andrômeda, em Alphaville
Aberto ao público MPD inaugura vila de Natal no empreendimento Andrômeda, em Alphaville
Campari Brasil promove workshop sobre marketing ético e influência digital
Práticas responsáveis Campari Brasil promove workshop sobre marketing ético e influência digital
Uber e Ifood iniciam integração de serviços e lançam assinatura conjunta
Empresas Uber e Ifood iniciam integração de serviços e lançam assinatura conjunta
Empresa de Barueri reúne mais de 300 líderes para traçar estratégias de 2026
Empresas Empresa de Barueri reúne mais de 300 líderes para traçar estratégias de 2026
Killer Burger contrata profissionais 50+ e valoriza experiência em Alphaville
Empresas Killer Burger contrata profissionais 50+ e valoriza experiência em Alphaville
Barueri autoriza implantação de projeto da Scala para construção de maior campus de data centers da
Empresas Barueri autoriza implantação de projeto da Scala para construção de maior campus de data centers da
Luppa transforma carreira corporativa em história de empreendedorismo
Entrevista Luppa transforma carreira corporativa em história de empreendedorismo
MPD Engenharia abre inscrições para novo Programa de Trainee em Engenharia Civil
Empresas MPD Engenharia abre inscrições para novo Programa de Trainee em Engenharia Civil
Azul e Pizza Prime ampliam parceria e servem pizzas em voos internacionais para Europa
Empresas Azul e Pizza Prime ampliam parceria e servem pizzas em voos internacionais para Europa
Instituto Evollution inaugura nova sede em Alphaville com foco em saúde integrativa e performance
Empresas Instituto Evollution inaugura nova sede em Alphaville com foco em saúde integrativa e performance
Mais Lidas
Receita paga lote da malha fina de dezembro
IR Receita paga lote da malha fina de dezembro
Criança cai de 10º andar de prédio em Ribeirão Preto e sobrevive
Investigação Criança cai de 10º andar de prédio em Ribeirão Preto e sobrevive
Sistema Cantareira opera só com 20% da capacidade; Sabesp pede uso consciente
Abastecimento Sistema Cantareira opera só com 20% da capacidade; Sabesp pede uso consciente
Defesa Civil emite alerta para chuva forte até terça-feira (30)
Estado de SP Defesa Civil emite alerta para chuva forte até terça-feira (30)