Na Black Friday deste ano, que acontece em 29 de novembro, os brasileiros devem comprar tanto em lojas físicas como na internet. É o que aponta um levantamento do Google. Segundo o estudo, a intenção de compra somente na internet durante a data caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019, enquanto que a parcela de consumidores que pretende gastar apenas em lojas físicas passou de 41% para 37%.
De acordo com os dados, essa tendência será impulsionada sobretudo pelo consumidor multicanal. O número de entrevistados que disseram que planejam comprar em ambos os canais saltou para 25%, contra 7% no ano passado. A pesquisa do Google mostra também que 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não dura só entre a noite de quinta-feira e a sexta-feira da última semana de novembro. "A grande maioria dos consumidores entende que, no Brasil, a Black Friday é a semana, de segunda a segunda", afirma Diego Venturelli, gerente de insights para o Varejo do Google Brasil.
O Google revelou ainda que, 39% dos brasileiros consideram que a opção "retira na loja" como muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday e 24% esperam usar essa forma de entrega para as compras feitas pela internet. A principal vantagem desta opção é a economia obtida ao não ter que pagar pelo frete. "Tem também a questão do imediatismo. O consumidor prefere ir à loja para ter a garantia e a velocidade de ter o produto. Os varejistas sabem disso e estão acelerando muito o processo de expansão dessa opção para todas as lojas", disse Gustavo Pacheco, head de novos negócios para o Varejo do Google Brasil.
Bolso
Inflação de 0,18% em dezembro faz IPCA voltar para meta do governo
Orientações
Procon-SP reforça cuidados para o verão e alerta consumidor
Dados
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
Apostas
Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 20 milhões
Desenvolvimento
Osasco e Barueri estão entre as "top five"campeãs de emprego
Proteção
BC bloqueia 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas
Carteira assinada
Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Bolso
Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Economia
Receita paga lote da malha fina de novembro
Economia
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país