São Paulo | 18ºC
Sex, 13 de Março
Busca
Cidades

Uso de celular por crianças: maioria dos leitores é contra, aponta enquete

O caso impulsionou discussões no Congresso Nacional sobre regulamentações digitais para a proteção infantil 

22 ago 2025 - 11h37   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Uso de celular por crianças: maioria dos leitores é contra, aponta enquete b2ap3_medium_Adultizao-nas-redes

A prisão do influenciador Hytalo Santos marca um ponto de inflexão no debate sobre a proteção de menores no ambiente digital, evidenciando a urgência de medidas eficazes para coibir a exploração infantil nas plataformas online (leia mais sobre o caso abaixo).

O caso impulsionou discussões no Congresso Nacional sobre regulamentações digitais para a proteção infantil, incluindo propostas de atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A deputada Erika Hilton elogiou Felca pela coragem e alertou sobre a urgência de leis que acompanhem o uso da internet por crianças e adolescentes. 

Na votação realizada quarta-feira (20), os deputados aprovaram o projeto de lei que combate "adultização"nas redes sociais. O texto volta para nova análise do Senado, onde foi apresentado em 2022.

De acordo com uma enquete realizada nas redes sociais da Folha de Alphaville, de segunda-feira (18) para terça-feira (19), a maioria (87%) dos respondentes acha que as crianças com menos de doze anos não deveriam utilizar celular, enquanto 13% opinaram como uma situação normal.

Sobre os menores terem perfis em redes sociais, 85% não concordam, 2% disseram que não há problema e 13% acreditam que tudo bem, desde que acompanhados por pais ou responsáveis.

O resultado da enquete também apontou que, para 99%, a mídia influencia na adultização. A maioria (71%) dos participantes passou a refletir sobre o assunto após a denúncia feita por Felca (veja abaixo).

Quase todos os participantes (99%) avaliaram como os pais sendo os responsáveis pela prevenção da adultização e proteção das crianças contra explorações na internet.

No total, 2,2 mil pessoas responderam as questões da FA.

Prisão

O influenciador digital Hytalo Santos foi preso preventivamente em 15 de agosto de 2025, em Carapicuíba, acusado de exploração sexual e econômica de menores, tráfico humano e trabalho infantil irregular.

A prisão ocorreu após denúncias feitas pelo youtuber Felca, que publicou um vídeo intitulado "Adultização" em 6 de agosto, expondo práticas de sexualização precoce de crianças e adolescentes nas redes sociais.

No vídeo, que ultrapassou 45 milhões de visualizações em poucos dias, Felca apresentou evidências de que Hytalo promovia "reality shows" com menores de idade, incluindo a adolescente Kamyla Maria Silva, conhecida como "Kamylinha", em situações consideradas inadequadas.

As denúncias levaram o Ministério Público da Paraíba (MP-PB) a intensificar as investigações, resultando na prisão de Hytalo e de seu marido, Israel Nata Vicente, também conhecido como Euro.

Suspensão perfil Hytalo

A Justiça determinou, além da prisão preventiva, a suspensão dos perfis de Hytalo nas redes sociais, a desmonetização de seus conteúdos e a proibição de contato com menores de idade envolvidos nos vídeos. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus solicitado pela defesa, mantendo o casal detido.

A repercussão intensa não apenas trouxe atenção pública ao tema, mas também impulsionou ações judiciais e a tramitação de projetos de lei, consolidando o caso como um marco no debate sobre proteção infantil nas redes sociais no Brasil.





Leia Também
Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Aplicativo Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Proteção Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Tempo Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Estiagem Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
Fornecimento Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
Previsão do tempo Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Ranking São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
TEA Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros
Crise no abastecimento Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros