Para combater o avanço da doença, Santana de Parnaíba tem realizado diferentes ações, além de campanhas (Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Na terça-feira (5), o Governo de São Paulo anunciou o decreto de emergência em saúde pública para a dengue. A medida foi recomendada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), após o Estado atingir 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes na segunda-feira (4).
Segundo a gestão estadual, o decreto permitirá que Estado e municípios implementem ações com maior agilidade e, também, possa receber recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local."O decreto é mais uma iniciativa do Estado dentro de um planejamento de ações, iniciado no ano passado, para assegurar a assistência aos municípios e à população. Usaremos os recursos disponíveis para combater o Aedes aegypti", explicou a secretaria de Estado da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris.
Governo de SP, do primeiro dia do ano até esta quarta-feira (6), Barueri registrou 75 casos confirmados da doença. Na semana anterior, até dia 28 de fevereiro, eram 54, aumento
de 38,88%. A cidade tem ainda 618 ocorrências em investigação e um caso de dengue grave.
Em Santana de Parnaíba, até esta quarta-feira (6), foram anotadas 205 ocorrências positivas. Até o dia 28 eram 101. O crescimento no número de casos em uma semana foi de 102,97%. Outros 29 casos estão sendo investigados.
Para combater o avanço da doença, as cidades seguem com campanhas informativas nas redes sociais e nas ruas, além de ações, como visitas de casa em casa.
Cuidados
Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville nesta terça-feira (5) revelou alguns cuidados que os moradores de Alphaville têm tomado para se proteger e prevenir a dengue. Entre as medidas adotadas, não deixar água parada, limpar o quintal para não ter itens que possam acumular água e passar repelente.
Além disso, 88% dos que responderam disseram que permitem a entrada dos agentes das prefeituras para verificar possíveis focos da doença na casa. Mais de 100 pessoas participaram da enquete.
Contrato
Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Uso do solo
Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Últimos dias
Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Fatalidade
Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Formação
Instituto Motiva lança curso gratuito sobre adaptação climática nas escolas
Operação Vérnix
Polícia apreende Lamborghini de R$ 3,9 milhões ligada a Deolane Bezerra
Congestionamento
Acesso da Castello na região, sentido SP, tem forte lentidão nesta manhã (18)
Despedida
Morre Laura Cardoso aos 98 anos, ícone da televisão brasileira
Início de carreira
Zamp, Zurich e Shopee abrem vagas de estágio e trainee em São Paulo
Falha sob trilhos
Linha 8-Diamante tem dois descarrilamentos em menos de 24 horas