São Paulo | 20ºC
Dom, 20 de Setembro
Tempo

Defesa Civil do Estado alerta para temporais e chuvas persistentes nesta sexta (30)

30 jan 2026 - 07h57 Gláucia Arboleya   atualizado às 08h01
Defesa Civil do Estado alerta para temporais e chuvas persistentes nesta sexta (30) Estão previstas chuvas ao longo do dia (Imagem: Divulgação/Governo de SP)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de temporais e chuvas persistentes nesta  sexta-feira (30) em diversas regiões do território paulista. As chuvas devem ganhar intensidade ao longo do dia, em razão da formação e atuação de um sistema de baixa pressão na costa do estado.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, o calor, associado à umidade proveniente do oceano e da região amazônica, favorece a formação de áreas de instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A formação de um sistema meteorológico na costa paulista deve aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais persistentes.

Hoje (30), a atuação desse sistema mantém o tempo instável em grande parte do estado, com previsão de chuvas generalizadas e contínuas ao longo do dia. As precipitações devem variar de moderadas a fortes, com volumes elevados no acumulado de 24 horas.

Níveis de acumulados de chuva previstos

Acumulado médio
Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Franca, Barretos e São José dos Campos.

Acumulado alto
Capital e Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Acumulado muito alto
Regiões do Vale do Ribeira, Itapeva e Sorocaba.

Como o solo já se encontra encharcado em razão das chuvas registradas nos últimos dias, há aumento significativo do risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Defesa Civil reunirá municípios paulistas e Gabinete de Crise será mobilizado

Diante da previsão de chuva severa, a Defesa Civil do Estado mobilizará o Gabinete de Crise em sua modalidade presencial. A partir das 8h, da sexta-feira, lideranças das instituições responsáveis pela resposta às emergências estarão reunidas na sede do órgão.

O objetivo é otimizar recursos e agilizar a resposta às ocorrências provocadas pelas chuvas intensas, como interrupções no fornecimento de energia, bloqueios de rodovias e demais impactos à população.

Na quinta-feira (29), às 10h00, a Defesa Civil estadual fará uma reunião com os todos os municípios paulistas para traçar ações estratégicas de enfrentamento às chuvas intensas previstas para a sexta-feira.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva intensa. Jamais atravesse áreas alagadas ou com enxurrada. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos sinais de deslizamentos de terra. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

Condição do tempo para o fim de semana

No sábado (31), o sistema meteorológico se afasta do estado de São Paulo, reduzindo as instabilidades. O dia deve ter predomínio de sol entre poucas nuvens, com elevação das temperaturas e sensação de calor e abafamento. À tarde, não se descartam pancadas de chuva isoladas.

Leia Também
Barueri e Santana de Parnaíba somam mais de 15 mil empresas abertas em 2026
EMPREENDEDORISMO Barueri e Santana de Parnaíba somam mais de 15 mil empresas abertas em 2026
Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
MANANCIAIS Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
Chuva em Barueri e Parnaíba supera quatro vezes a média de setembro
Mês atípico Chuva em Barueri e Parnaíba supera quatro vezes a média de setembro
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
Metrô passa a aceitar pagamento por aproximação nas catracas de quatro linhas
Modernizou Metrô passa a aceitar pagamento por aproximação nas catracas de quatro linhas
Roda Rico abre seleção para elenco das Noites do Espanto 2026
Seleção de talentos Roda Rico abre seleção para elenco das Noites do Espanto 2026
CIOESTE entrega bafômetros para reforçar fiscalização de trânsito na região
Apoio CIOESTE entrega bafômetros para reforçar fiscalização de trânsito na região
Usina de resíduos de Barueri tem previsão de conclusão no começo de 2027
RETA FINAL Usina de resíduos de Barueri tem previsão de conclusão no começo de 2027
Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
Investigação Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
Sistema de condomínio de Alphaville identifica procurado pela Justiça e PM efetua prisão
Residencial 2 Sistema de condomínio de Alphaville identifica procurado pela Justiça e PM efetua prisão
Mais Lidas
Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
MANANCIAIS Chuvas de setembro acrescentam 208 bilhões de litros aos reservatórios da Grande SP
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
BRIGA JUDICIAL Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
CRIME ORGANIZADO Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba