Ecovias Raposo Castello administra trecho entre SP e Araçariguama
(Imagem: Divulgação/Ecovias)
O trecho da Rodovia Castello Branco (SP-280) entre São Paulo (km 13,2) e Araçariguama (km 54,1), administrado pela concessionária Ecovias Raposo Castello, é um dos líderes nacionais em adesão ao sistema de pagamento eletrônico de pedágio.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), oito em cada dez veículos que passam pelas praças da via utilizam etiquetas eletrônicas, conhecidas como “tags”. A média nacional é de sete em cada dez.
Essas tags, fixadas nos para-brisas dos veículos, utilizam tecnologia de radiofrequência para permitir pagamentos automáticos sem a necessidade de parar nas cabines. Além de praticidade, o sistema contribui para a fluidez do tráfego e segurança viária ao evitar paradas bruscas e filas.
Atualmente, há cerca de 15 milhões de tags ativas no país, utilizadas também em postos de combustível e estacionamentos. Segundo Márcio Vono, coordenador de Operação da Ecovias Raposo Castello, o uso do sistema ainda oferece vantagens econômicas: há desconto de 5% na tarifa para quem utiliza tag, que pode chegar a 20% com passagens frequentes na mesma praça. “Além de ser um item que acrescenta segurança viária, em nossa concessão os pagamentos eletrônicos também geram economia ao usuário”, diz Márcio Vono.
A Abepam projeta que o Brasil alcance 20 milhões de usuários de pagamento eletrônico até 2027, impulsionado pela ampliação das concessões rodoviárias e a expansão dos pedágios automáticos sem cancelas. Nos últimos dois anos, a adesão ao sistema cresceu quase 70% no país.