São Paulo | 21ºC
Sex, 06 de Novembro
Reservatórios

Mesmo com chuvas, Governo de SP pede uso consciente da água

29 jan 2026 - 09h40 Gláucia Arboleya   atualizado às 09h45
Mesmo com chuvas, Governo de SP pede uso consciente da água Sistema Integrado Metropolitano (SIM) subiu para 33,6% na quarta (28) (Imagem: Divulgação/Governo de SP)

As fortes chuvas que têm caído sobre as cidades da Grande São Paulo nos últimos dias interromperam o ciclo de queda dos mananciais que abastecem a região, mas o Governo de SP alerta para a necessidade do uso consciente da água, uma vez que os atuais níveis do sistema continuam sendo considerados críticos e as ondas de calor têm aumentado o consumo de água em até 60%. 

O Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que chegou a cair para 27,7% de sua capacidade, subiu para 33,6% nesta quarta-feira (28). O sistema Cantareira, cujas represas representam 40% do volume total do SIM, que operava perto dos 19%, também apresentou leve recuperação e subiu para 21,6%. 

Um fator preocupante é que as fortes chuvas atingiram principalmente a região litorânea e Metropolitana de São Paulo. O sistema Cantareira é abastecido principalmente pelas águas dos rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri, na divisa com Minas Gerais, e Piracicaba, regiões que continuam com baixo índice de chuvas, e isso tem atrapalhado a recuperação do principal manancial do sistema.

Ações simples do dia a dia podem ajudar a economizar centenas de litros de água

O aumento no consumo de água na Grande São Paulo durante a intensa onda de calor fez o Governo de São Paulo reforçar a orientação para o uso consciente para economia de água. Adotar gestos simples em atividades rotineiras, como tomar banho, escovar os dentes e lavar a louça, pode economizar centenas de litros de água e aliviar a pressão sobre o sistema de abastecimento.

Veja a seguir alguns exemplos de como fazer sua parte

  • Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, a economia é de 11,5 litros (casa) e 79 litros (apartamento).
  • Tome banhos de no máximo 5 minutos mantendo o registro fechado ao se ensaboar, a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).
  • Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça, a economia é de 97 litros (casa) e 223 litros (apartamento). Faça o mesmo quando desfolhar verduras e hortaliças, descascar frutas e legumes, cortar aves, carnes, peixes etc.
  • Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los, jogando-os no lixo e nunca nos ralos das pias.
  • Ao lavar o carro, use um balde em vez de mangueira, a economia é de 176 litros.
  • Use a vassoura para varrer a calçada, não a mangueira, pois o desperdício chega a 279 litros a cada 15 minutos

Modelo avançado de gestão hídrica

A Grande São Paulo passou a contar em 2025 com um modelo inédito e mais moderno de acompanhamento e gestão integrada dos recursos hídricos, com o objetivo de proteger reservatórios e mananciais do SIM e garantir o abastecimento da população. A metodologia do Governo do Estado estabelece sete faixas de atuação de acordo com os níveis de reservação nos períodos de chuva e de estiagem.

O planejamento de ações é feito com base em projeções que consideram os patamares de segurança da reservação dos mananciais, afluências, consumo e volume de chuvas. Essas variáveis são monitoradas de forma permanente pela SP Águas para assegurar a atualização contínua das projeções sempre que houver mudanças nesses cenários.

São definidas faixas de atuação sobre uma curva de projeção de 12 meses e o objetivo é que as medidas previstas em cada faixa sejam aplicadas sempre que necessário durante todo o ano para manter a segurança dos reservatórios.

As sete faixas de atuação representam etapas graduais de criticidade e orientam quais medidas de contingência serão adotadas em cada cenário. Para assegurar previsibilidade, as restrições só acontecem após sete dias consecutivos dos índices em uma mesma faixa, com relaxamento após 14 dias consecutivos de retorno ao cenário imediatamente mais brando.

Leia Também
Polícia recupera 52 mil celulares e veículos roubados ou furtados em SP
Segurança pública Polícia recupera 52 mil celulares e veículos roubados ou furtados em SP
Eurofarma recebe R$ 285 milhões do BNDES para desenvolver novos medicamentos
Inovação farmacêutica Eurofarma recebe R$ 285 milhões do BNDES para desenvolver novos medicamentos
Tarcísio prepara mudanças no secretariado e articula planos políticos para 2030
Articulação Tarcísio prepara mudanças no secretariado e articula planos políticos para 2030
Suspeito de agredir idoso em Osasco está em regime aberto após condenação por homicídio
Violência reincidente Suspeito de agredir idoso em Osasco está em regime aberto após condenação por homicídio
Trevo de Alphaville tem todos os acessos liberados após conclusão de obras no km 23 da Castello Branco
Mobilidade Trevo de Alphaville tem todos os acessos liberados após conclusão de obras no km 23 da Castello Branco
Segunda morte é confirmada após muro desabar em SP
Acidente fatal Segunda morte é confirmada após muro desabar em SP
Nova falha no Smart Sampa expõe imagens de 17 mil câmeras sem senha
SEGURANÇA DIGITAL Nova falha no Smart Sampa expõe imagens de 17 mil câmeras sem senha
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Em Alphaville Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Aneel deve retomar votação do processo sobre Enel São Paulo no dia 17
Indefinição Aneel deve retomar votação do processo sobre Enel São Paulo no dia 17
Motoristas têm até 16 de novembro para pagar free flow atrasado sem multa
PRAZO FINAL Motoristas têm até 16 de novembro para pagar free flow atrasado sem multa
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Em Alphaville Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
ACIDENTE FATAL Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano
Resíduos sólidos Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano