São Paulo | 27ºC
Sex, 06 de Fevereiro
Busca
Imunizante

Santana de Parnaíba inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos

06 fev 2026 - 14h43 Gláucia Arboleya   atualizado às 14h55
Santana de Parnaíba inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos Já foram distribuídas 99 mil doses para as cidades de SP (Imagem: Divulgação/Governo de SP)

A vacina contra a dengue já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santana de Parnaíba para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A iniciativa faz parte das ações de prevenção promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

A população-alvo deve procurar a UBS mais próxima, levando a carteirinha de vacinação para atualização do esquema vacinal. Confira os endereços das unidades pelo site. A aplicação é gratuita e visa ampliar a proteção contra a doença, especialmente neste período de maior incidência do mosquito Aedes aegypti.

A administração municipal reforça que vacinar é um ato de cuidado, responsabilidade e compromisso com a saúde individual e coletiva. 

Campanha estadual

O Governo de São Paulo inicia na segunda-feira (9) a campanha de vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, em todos os 645 municípios paulistas. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e que induz proteção contra os quatro sorotipos da dengue. Nesta primeira etapa, a imunização será destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal.

Para o início da campanha, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou 99 mil doses ao estado. A estimativa é que cerca de 216 mil profissionais da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, sejam imunizados ao longo da ação. A estratégia foi articulada pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, em parceria com os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) de todas as regiões do Estado, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o Ministério da Saúde. Nesta semana, a Pasta promoveu a primeira reunião técnica com os GVEs, além de capacitações para a rede organizar a campanha.

A tecnologia da Butantan-DV representa um avanço relevante ao permitir uma imunização mais rápida da população, além de reduzir custos e simplificar a logística de aplicação em campanhas de grande escala.

Produzida em São Paulo, a vacina é resultado de anos de pesquisa e inovação científica e tem potencial para impactar diretamente a redução de casos graves da doença. A distribuição das doses foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, com envio aos municípios de acordo com critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região.

Até o dia 5 de fevereiro, o estado de São Paulo registrou 4.647 casos de dengue e um óbito. Em 2025, já foram confirmados 882.884 casos e 1.124 óbitos no território paulista, reforçando a importância da ampliação das estratégias de prevenção e imunização.

Butantan-DV em Botucatu
O Governo de São Paulo iniciou a vacinação contra a dengue em Botucatu, município escolhido para o estudo de impacto da imunização com a Butantan-DV. A cidade foi selecionada pela estrutura da rede de saúde e pela experiência em campanhas de vacinação em larga escala, além da circulação recente do sorotipo DENV-3. A ação integra a estratégia nacional de imunização e será acompanhada por monitoramento técnico e científico.

Vacina do Butantan é eficaz e segura

A aprovação da Butantan-DV é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros. Resultados anteriores do acompanhamento de dois e 3,7 anos foram publicados no The New England Journal of Medicine e na The Lancet Infectious Diseases, respectivamente.

Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.

Os benefícios da dose única foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines & Immunotherapeutics, em 2018. O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença.

Para ampliar o público autorizado a receber o imunizante, recentemente, o Instituto Butantan começou a recrutar voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos da Butantan-DV em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e um em Curitiba, no Paraná.

Leia Também
Estado de São Paulo confirma 12ª morte por intoxicação por metanol
Bebida adulterada Estado de São Paulo confirma 12ª morte por intoxicação por metanol
Barueri e Santana de Parnaíba realizam Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela
Sábado (7) Barueri e Santana de Parnaíba realizam Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela
Com o avanço da dengue no estado, Barueri e Santana de Parnaíba intensificam ações
Prevenção Com o avanço da dengue no estado, Barueri e Santana de Parnaíba intensificam ações
Especialista faz alerta: Verão exige cuidados redobrados com alimentação para evitar doenças
Casos sazionais Especialista faz alerta: Verão exige cuidados redobrados com alimentação para evitar doenças
Hospital de Santana de Parnaíba alerta para aumento de doenças respiratórias e dengue no pós-férias
Doenças Hospital de Santana de Parnaíba alerta para aumento de doenças respiratórias e dengue no pós-férias
Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Doação Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Secretaria Estadual da Saúde reforça vacinação contra sarampo e febre amarela
Grande São Paulo Secretaria Estadual da Saúde reforça vacinação contra sarampo e febre amarela
Casos de câncer de pele saltam de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos
Diagnósticos Casos de câncer de pele saltam de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Alerta Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Doações Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Mais Lidas
Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
Destaque Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
UNIP oferece orientação gratuita para ajudar na escolha da carreira
Profissão UNIP oferece orientação gratuita para ajudar na escolha da carreira
Santana de Parnaíba inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos
Imunizante Santana de Parnaíba inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos
Grandes nomes da música internacional desembarcam no Brasil neste ano
Agenda Grandes nomes da música internacional desembarcam no Brasil neste ano