São Paulo | 14ºC
Ter, 25 de Agosto
Proteção

Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17 em três cidades

08 jan 2026 - 11h45 Gláucia Arboleya
Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17 em três cidades O público-alvo será composto pela população com a faixa etária entre 15 e 59 anos (Imagem: Governo do Estado de São Paulo/Flickr)

Na luta contra a dengue, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai aplicar a vacina produzida pelo Instituto Butantan, de dose única, em três cidades: Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), a partir de 17 de janeiro, e em Botucatu (SP), no dia 18.

A ideia é avaliar os resultados com a imunização de pelo menos 50% dos moradores desses municípios. 

O público-alvo será composto pela população com a faixa etária entre 15 e 59 anos.

“Para essa estratégia, será utilizada uma parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan”, afirmou o Ministério da Saúde, em nota. 

Ampliação

O primeiro lote também será destinado aos profissionais da atenção primária, que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS).

Segundo o ministério, com o aumento da produção de doses, a partir da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a estratégia será gradualmente ampliada para todo o país. 

A ideia é começar pela população de 59 anos e avançar até o público de 15 anos, conforme a disponibilidade de doses.

Atualmente, o SUS oferece a vacina em duas doses (produzida no Japão) para adolescentes de 10 a 14 anos.

Eficácia

O Instituto Butantan divulgou, nesta semana, que a vacina poderá ajudar a reduzir a quantidade de vírus em pessoas infectadas pelo patógeno, além de manter eficácia contra os diferentes genótipos do vírus circulantes no Brasil. A conclusão surgiu de uma pesquisa tornada pública pela revista The Lancet Regional Health - Americas.

Baixas cargas virais provocam, em geral, quadros menos graves. No levantamento, os pesquisadores analisaram amostras de 365 voluntários que tiveram dengue sintomática entre 2016 e 2021 em 14 estados do Brasil.

O estudo comparou dados dos grupos de vacinados e o de não vacinados. 

Segundo a pesquisa, apesar de algumas pessoas terem sido infectadas após a vacinação, a carga viral nos vacinados foi consideravelmente menor do que em participantes não imunizados.

Isso, conforme avaliaram os pesquisadores, demonstrou a eficácia da vacina em induzir resposta imune e diminuir a replicação do vírus nas células.

A vacina da dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan foi aprovada pela Anvisa após análise dos dados de cinco anos de acompanhamento dos 16 mil voluntários participantes do ensaio clínico.

No público de 12 a 59 anos, faixa etária indicada pela agência reguladora, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme.

*Com informações da Agência Brasil 

Leia Também
Barueri oferece atendimento veterinário gratuito neste sábado (22)
Saúde dos pets Barueri oferece atendimento veterinário gratuito neste sábado (22)
Moderna e Merck anunciam sucesso de vacina experimental contra retorno do melanoma
Avanço Moderna e Merck anunciam sucesso de vacina experimental contra retorno do melanoma
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Campanha nacional Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Anvisa proíbe fabricação e venda suplementos alimentares produzidos de forma irregular
Segurança alimentar Anvisa proíbe fabricação e venda suplementos alimentares produzidos de forma irregular
Sírio-Libanês recebe inscrições para residência médica até esta sexta (14)
Oportunidade Sírio-Libanês recebe inscrições para residência médica até esta sexta (14)
iFood, Rappi, Shopee e outras plataformas já podem vender remédios
Marketplaces iFood, Rappi, Shopee e outras plataformas já podem vender remédios
Vacina contra o sarampo: posso tomar junto com outras? Veja orientações
Imunização Vacina contra o sarampo: posso tomar junto com outras? Veja orientações
Óleo de coco pode ser aliado de quem usa canetas emagrecedoras, diz nutricionista
Alimentação Óleo de coco pode ser aliado de quem usa canetas emagrecedoras, diz nutricionista
Campanha de multivacinação inicia nesta segunda (3) em SP
Prevenção Campanha de multivacinação inicia nesta segunda (3) em SP
Alta de casos de sarampo em SP acende alerta; Barueri e Parnaíba reforçam ações
Atenção Alta de casos de sarampo em SP acende alerta; Barueri e Parnaíba reforçam ações
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Promessa nacional Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Crime ambiental Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis
Folha Content Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis