São Paulo | 24ºC
Qui, 05 de Novembro
Bebidas adulteradas

São Paulo soma 11 mortes por ingestão de metanol

19 dez 2025 - 17h13 Gláucia Arboleya   atualizado em 20/12/2025 às 19h54
São Paulo soma 11 mortes por ingestão de metanol cocktail-coberto-com-fatia-de-laranja (Imagem: Freepik)

O estado de São Paulo registrou, até o momento, 11 mortes decorrentes da ingestão de metanol, substância ilegalmente adicionada a bebidas alcoólicas como gin, whisky e vodka, e que provocou respostas imediatas das autoridades no período de setembro a novembro deste ano. O dado consta do último balanço divulgado pela Secretaria da Saúde na quarta-feira (17).

Quatro vítimas eram da capital paulista e do gênero masculino, com idade entre 26 e 54 anos. Duas, uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, eram de São Bernardo do Campo. Dois homens, de 23 e 25 anos, e uma mulher de 27 anos, eram de Osasco. Também morreram por complicações resultantes da presença de metanol no organismo, um homem de Jundiaí, de 37 anos, e um homem de Sorocaba, de 26 anos. 

As equipes de saúde investigam, ainda, a causa da morte de quatro pessoas: uma do município de Guariba, de 39 anos de idade, uma de São José dos Campos, de 31 anos, e duas de Cajamar, de 29 e 38 anos.

Ao todo, foram confirmados 51 casos de intoxicação pelo metanol, bastante utilizado na indústria por fabricantes de anticongelantes, solventes, tintas e combustíveis, entre outros segmentos. O balanço aponta um total de 555 casos suspeitos descartados.

Criada em outubro, a sala de situação por meio da qual o Ministério da Saúde acompanhou as ocorrências foi desativada no dia 8, decisão justificada pela diminuição dos incidentes. Ao anunciar seu encerramento, a pasta destacou que o último caso confirmado datava de 26 de novembro e era referente a uma pessoa que apresentou os primeiros sintomas no dia 23 daquele mês.

Diante do perigo que o metanol representa para a saúde, houve uma articulação interministerial e por parte de governantes de diversas esferas. No âmbito do governo federal, por exemplo, notificações a estabelecimentos comerciais foram emitidas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP) e investigações foram conduzidas pela Polícia Federal, uma vez que uma das linhas considerava o envolvimento do crime organizado na adulteração das bebidas. 

O Ministério da Saúde também trouxe ao Brasil remessas de antídotos para neutralizar os efeitos do metanol no corpo de pacientes. Logo após os primeiros casos em São Paulo serem noticiados, uma força-tarefa das secretarias estaduais da Saúde e da Segurança Pública apreendeu 117 garrafas de bebidas sem rótulo e sem comprovação de procedência, nos bairros Jardim Paulista e Mooca.

*Com informações da Agência Brasil 

Leia Também
Rotary promove cadastro de doadores de medula óssea em Alphaville
Ação solidária Rotary promove cadastro de doadores de medula óssea em Alphaville
Dengue: 1,8 mil cidades estão em alerta ou risco de infestação do mosquito
SAÚDE PÚBLICA Dengue: 1,8 mil cidades estão em alerta ou risco de infestação do mosquito
Exame de sangue para detectar Alzheimer chega ao Brasil e custa R$ 3 mil
Diagnóstico precoce Exame de sangue para detectar Alzheimer chega ao Brasil e custa R$ 3 mil
SP alerta para vacinação contra sarampo antes da temporada de cruzeiros
Prevenção SP alerta para vacinação contra sarampo antes da temporada de cruzeiros
Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Despoluição Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Eurofarma trará ao Brasil videogame para tratar TDAH
INOVAÇÃO NA SAÚDE Eurofarma trará ao Brasil videogame para tratar TDAH
Vaticano avalia aparição do papa Leão XIV na oração de domingo, em recuperação após cirurgia
Saúde Papal Vaticano avalia aparição do papa Leão XIV na oração de domingo, em recuperação após cirurgia
Papa Leão XIV tem noite tranquila após cirurgia para retirada de tumor, diz Vaticano
Em recuperação Papa Leão XIV tem noite tranquila após cirurgia para retirada de tumor, diz Vaticano
Outubro Rosa tem programação de prevenção e acolhimento em Barueri
SAÚDE DA MULHER Outubro Rosa tem programação de prevenção e acolhimento em Barueri
Exame de sangue que identifica sinais de mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil
AVANÇO NA MEDICINA Exame de sangue que identifica sinais de mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Em Alphaville Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
ACIDENTE FATAL Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano
Resíduos sólidos Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano