São Paulo | 13ºC
Qua, 24 de Junho
Saúde

Brasil registra 34 casos de sarampo; Ministério da Saúde emite alerta

Autoridades chamam a atenção para importância da vacinação 

15 out 2025 - 11h27   atualizado em 02/12/2025 às 09h54
Brasil registra 34 casos de sarampo; Ministério da Saúde emite alerta (Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo)

O Ministério da Saúde publicou um alerta para que os estados e municípios reforcem a vigilância e ações para indivíduos que apresentem sinais e sintomas de sarampo. De acordo com a pasta, 34 casos foram confirmados este ano até a Semana Epidemiológica 38, que vai de 29 de setembro a 5 de outubro. A preocupação do ministério é evitar a reintrodução do vírus no país.

Dos casos confirmados, nove foram trazidos por pessoas que retornaram do exterior, 22 tiveram contato com indivíduos infectados lá fora e três são compatíveis geneticamente com vírus em circulação em outros países. Até o momento, os estados do Tocantins, Maranhão e de Mato Grosso estão qualificados como em surto de sarampo.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, aponta que a falta de cobertura vacinal da população tem possibilitado o retorno do sarampo ao país.

"Os casos importados aconteciam, tanto um estrangeiro vindo para cá, quanto um brasileiro que viajou e voltou com sarampo, porém, a situação era resolvida porque a nossa vigilância era boa. O sarampo antes entrava e encontrava todo mundo vacinado e não causava surto. Agora ele chega e encontra várias pessoas suscetíveis," aponta a especialista.


Surtos

No Tocantins, o surto teve início no município de Campos Lindos, na região nordeste do estado, em julho. O caso está associado ao retorno de quatro brasileiros que estiveram na Bolívia durante um mês. A comunidade que os infectados habitam possui um baixo nível de adesão à vacinação, o que permitiu uma rápida transmissão entre os moradores.

No Maranhão, há apenas um caso confirmado, o de uma mulher de 46 anos, não vacinada, habitante do município de Carolina, que teve contato com membros da comunidade em Campos Lindos. Os dois municípios ficam na divisa entre os estados do Maranhão e de Tocantins.

Os casos em Mato Grosso não estão ligados à comunidade de Campos Lindos, mas também foram iniciados por brasileiros que estiveram na Bolívia. O surto começou no município de Primavera do Leste e afetou três pessoas que fazem parte da mesma família, todas não vacinadas.

Cobertura vacinal

Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), em 2024, o Brasil apresentou uma cobertura vacinal de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de 95,7%, na primeira dose, e 74,6% na segunda.

Em 2025, houve uma queda, o que colocou o índice abaixo da meta de 95%. Os dados apontam para cobertura vacinal das doses 1 e 2, respectivamente, de 91,2% e 74,6%.

Segundo o Ministério da Saúde, os percentuais abaixo da média evidenciam a vulnerabilidade para a ocorrência do vírus do sarampo, reforçando a importância da intensificação vacinal.

O enorme espaço geográfico do Brasil dificulta uma vacinação hegemônica em cada município, como explica Isabella. "As coberturas estão no limite, na meta. Mas o que acontece aqui no Brasil, em razão do nosso tamanho, é que não há homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios. Se você olha as coberturas vacinais dentro do estado, são realidades muito diferentes. No Rio de Janeiro, por exemplo, a cobertura da cidade é boa, mas, quando olhamos a cobertura do estado, já se tornou a segunda mais baixa do Brasil."

A diretora da SBIm aponta que um fator que dificulta a vacinação é a falta de percepção de risco por parte da população. "A ciência do comportamento mostra que, se você não vê risco, pode estar na primeira página do jornal que 'eu não ligo'. Agora, se eu vejo o risco e estou vendo todo mundo correndo para o posto, 'eu vou também'. Aconteceu com a febre amarela, que a cobertura vacinal no Brasil era de 40%. De repente, surto de febre amarela, morte de febre amarela, jornal, televisão… eram filas."

Casos de sarampo no mundo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, desde o início do ano até 9 de setembro, foram notificados 360.321 casos suspeitos de sarampo, dos quais 164.582 foram confirmados, em 173 países.

As regiões do mundo que representaram os maiores números de casos são o Mediterrâneo Oriental, com 34% das ocorrências; África, com 23%; e Europa, com 18%.

Nas Américas, 11.691 casos foram confirmados de sarampo, com 25 mortes em dez países. Os casos mais numerosos ocorreram no Canadá (5.006), México (4.703) e Estados Unidos (1.514). Na América do Sul, há surtos ativos na Bolívia (320 casos), Paraguai (50) e Peru (quatro). A Argentina também teve um surto, com 35 casos confirmados. 

*Com informações da Agência Brasil 

Leia Também
Vacina contra a Covid-19 pode proteger também o coração de idosos, aponta estudo
Saúde Vacina contra a Covid-19 pode proteger também o coração de idosos, aponta estudo
Nutrólogo de Alphaville integra agenda internacional sobre medicina regenerativa
Saúde Nutrólogo de Alphaville integra agenda internacional sobre medicina regenerativa
Hospital Regional Rota dos Bandeirantes abre 70 vagas de emprego em Barueri
Trabalho Hospital Regional Rota dos Bandeirantes abre 70 vagas de emprego em Barueri
Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Esportes Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
São Paulo descarta segundo caso suspeito de Ebola e reforça vigilância epidemiológica
Saúde São Paulo descarta segundo caso suspeito de Ebola e reforça vigilância epidemiológica
Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê, mas restringe medida a itens mais antigos
Saúde Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê, mas restringe medida a itens mais antigos
Novo caso suspeito de Ebola em São Paulo mobiliza vigilância epidemiológica
Saúde Novo caso suspeito de Ebola em São Paulo mobiliza vigilância epidemiológica
Após suspensão, Ministério da Saúde orienta quem tomou vacina do Butantan contra dengue
Saúde Após suspensão, Ministério da Saúde orienta quem tomou vacina do Butantan contra dengue
Empresa da região é a única autorizada a comercializar semaglutida para obesidade no país
Saúde Empresa da região é a única autorizada a comercializar semaglutida para obesidade no país
Junho Vermelho reforça necessidade de doações regulares de sangue
Solidariedade Junho Vermelho reforça necessidade de doações regulares de sangue
Mais Lidas
Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Mobilidade Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Esportes Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas
Emprego Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas
Barueri cria plataforma gratuita para conectar empresas, trabalhadores e cursos de qualificação
Mercado de Trabalho Barueri cria plataforma gratuita para conectar empresas, trabalhadores e cursos de qualificação