São Paulo | 19ºC
Sáb, 31 de Janeiro
Busca
Saúde

Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Ministério da Saúde contabiliza 16 casos confirmados 

06 out 2025 - 09h19   atualizado em 02/12/2025 às 09h54
Brasil tem 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol (João Valério/Governo do Estado de SP)

O Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).

Em todo o país, são 16 casos confirmados - 14 em São Paulo e 2 no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.

Ao todo, 13 estados tem casos notificados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.

Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes (13) estão em investigação.

  • 7, em São Paulo,
  • 3, em Pernambuco,
  • 1, no Mato Grosso do Sul,
  • 1, em Paraíba,
  • 1, no Ceará.

As informações consideram os registros enviados pelos estados até as 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais.

Antídoto

O Ministério da Saúde informou também que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque.

Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados:

  • 240 para Pernambuco,
  • 100 para o Paraná,
  • 90 para a Bahia,
  • 90 para o Distrito Federal,
  • 60 para Mato Grosso do Sul.

As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos Sistema Único de Saúde (SUS) pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Emergência

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, busque imediatamente os serviços de emergência médica e contate pelo menos uma das instituições a seguir:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);

Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado.

A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente. 

*Com informações da Agência Brasil 

Leia Também
Especialista faz alerta: Verão exige cuidados redobrados com alimentação para evitar doenças
Casos sazionais Especialista faz alerta: Verão exige cuidados redobrados com alimentação para evitar doenças
Hospital de Santana de Parnaíba alerta para aumento de doenças respiratórias e dengue no pós-férias
Doenças Hospital de Santana de Parnaíba alerta para aumento de doenças respiratórias e dengue no pós-férias
Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Doação Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Secretaria Estadual da Saúde reforça vacinação contra sarampo e febre amarela
Grande São Paulo Secretaria Estadual da Saúde reforça vacinação contra sarampo e febre amarela
Casos de câncer de pele saltam de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos
Diagnósticos Casos de câncer de pele saltam de 4 mil para mais de 72 mil em 10 anos
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Alerta Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Doações Pró-Sangue alerta para queda nos estoques
Delboni Alphaville amplia agilidade com nova Unidade de Resposta Rápida para exames laboratoriais
Diagnóstico Delboni Alphaville amplia agilidade com nova Unidade de Resposta Rápida para exames laboratoriais
Secretaria de Saúde confirma segundo caso de mpox do grupo lp em SP
Vírus Secretaria de Saúde confirma segundo caso de mpox do grupo lp em SP
Dietas radicais para emagrecer viralizam na internet e acendem alerta entre especialistas
Corpo Dietas radicais para emagrecer viralizam na internet e acendem alerta entre especialistas
Mais Lidas
Com 165 anos de história, Padaria Aurora preserva tradição, toque artesanal e sabor no coração de Santana de Parnaíba
Pão nosso de cada dia Com 165 anos de história, Padaria Aurora preserva tradição, toque artesanal e sabor no coração de Santana de Parnaíba
Jundiaí realiza 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos com atrações gastronômicas, culturais e tecnológicas
Tradição Jundiaí realiza 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos com atrações gastronômicas, culturais e tecnológicas
Verão e bebida fresca: onde tomar um bom drink em Alphaville
Cheers Verão e bebida fresca: onde tomar um bom drink em Alphaville
Mercado imobiliário inicia ano de 2026 com projeções otimistas, especialistas apostam em alta de investimentos no setor
Cenário Mercado imobiliário inicia ano de 2026 com projeções otimistas, especialistas apostam em alta de investimentos no setor