São Paulo | 22ºC
Sex, 06 de Novembro
Saúde

Alerta: casos de coqueluche crescem quase 400% em bebês

Especialistas reforçam a importância da vacinação para prevenir a doença 

22 ago 2025 - 08h39   atualizado em 02/12/2025 às 09h54
Alerta: casos de coqueluche crescem quase 400% em bebês (Divulgação/Dasa)

O Brasil enfrenta um aumento nos casos de coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa e grave para bebês, especialmente nos primeiros meses de vida.

Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que, até julho de 2025, foram registrados 569 casos em crianças menores de um ano, quase cinco vezes mais que os 113 casos confirmados em todo o ano de 2024.

De acordo com a infectologista do Delboni e Salomão Zoppi, da Dasa, Ligia Pierrotti, a vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular), aplicada entre a 27ª e 36ª semana de gestação, é fundamental para que a mãe transfira anticorpos ao bebê durante a gravidez, protegendo-o nos primeiros meses de vida.

Vacinação

"A vacinação da grávida é a primeira linha de defesa do bebê contra a coqueluche e outras doenças graves. Garantir que essa dose seja aplicada no momento ideal faz toda a diferença na proteção neonatal," afirma Ligia.

Pais, avós, irmãos, cuidadores e todos que convivem com o recém-nascido devem estar com a carteira de vacinação atualizada, especialmente com as vacinas dTpa e contra a gripe. Isso cria uma "barreira imunológica" que reduz o risco de transmissão de doenças ao bebê, que ainda não está totalmente imunizado.

Para garantir que as vacinas estejam ativas, o ideal é que familiares e cuidadores recebam as doses recomendadas pelo menos 15 dias antes do contato próximo com o bebê.

Sintomas

Coqueluche pode começar como uma simples tosse, mas pode evoluir para crises intensas que comprometem a respiração.

Entre os principais sintomas, tosse seca persistente, em crises intensas, chiado ou barulho agudo ao inspirar após tossir (em alguns casos), vômito após crises de tosse, febre baixa (em geral no início), cansaço e dificuldade para respirar.

Em bebês, pode haver pausas na respiração (apneia). A doença é grave principalmente em crianças pequenas e não vacinadas.

Caso perceba sinais em bebês ou pessoas do entorno, procure atendimento médico o quanto antes para diagnóstico e tratamento.




Leia Também
Rotary promove cadastro de doadores de medula óssea em Alphaville
Ação solidária Rotary promove cadastro de doadores de medula óssea em Alphaville
Dengue: 1,8 mil cidades estão em alerta ou risco de infestação do mosquito
SAÚDE PÚBLICA Dengue: 1,8 mil cidades estão em alerta ou risco de infestação do mosquito
Exame de sangue para detectar Alzheimer chega ao Brasil e custa R$ 3 mil
Diagnóstico precoce Exame de sangue para detectar Alzheimer chega ao Brasil e custa R$ 3 mil
SP alerta para vacinação contra sarampo antes da temporada de cruzeiros
Prevenção SP alerta para vacinação contra sarampo antes da temporada de cruzeiros
Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Despoluição Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Eurofarma trará ao Brasil videogame para tratar TDAH
INOVAÇÃO NA SAÚDE Eurofarma trará ao Brasil videogame para tratar TDAH
Vaticano avalia aparição do papa Leão XIV na oração de domingo, em recuperação após cirurgia
Saúde Papal Vaticano avalia aparição do papa Leão XIV na oração de domingo, em recuperação após cirurgia
Papa Leão XIV tem noite tranquila após cirurgia para retirada de tumor, diz Vaticano
Em recuperação Papa Leão XIV tem noite tranquila após cirurgia para retirada de tumor, diz Vaticano
Outubro Rosa tem programação de prevenção e acolhimento em Barueri
SAÚDE DA MULHER Outubro Rosa tem programação de prevenção e acolhimento em Barueri
Exame de sangue que identifica sinais de mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil
AVANÇO NA MEDICINA Exame de sangue que identifica sinais de mais de 50 tipos de câncer chega ao Brasil
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Em Alphaville Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
ACIDENTE FATAL Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano
Resíduos sólidos Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano