São Paulo | 14ºC
Qui, 03 de Setembro
IA nas eleições

TSE livra Flávio de multa por vídeo de Bolsonaro criado com IA

02 set 2026 - 11h00 Aliz Lambiazzi   atualizado às 11h10
TSE livra Flávio de multa por vídeo de Bolsonaro criado com IA Corte também definiu critérios para orientar a Justiça Eleitoral na identificação de deepfakes durante as eleições (Imagem: Luiz Roberto/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por 4 votos a 3, um pedido de multa contra o candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) pela exibição de um vídeo produzido com inteligência artificial (IA) que recriou a imagem e a voz do ex-presidente Jair Bolsonaro. No mesmo julgamento, realizado nesta terça-feira (1º), a Corte definiu critérios que deverão orientar a Justiça Eleitoral na identificação de deepfakes durante as eleições deste ano.

O vídeo foi apresentado durante a Convenção Nacional do PL, realizada em 25 de julho, na qual Flávio teve a candidatura à Presidência oficializada. Na gravação produzida por IA, Jair Bolsonaro aparece declarando apoio ao filho.

A ação foi apresentada pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. A federação sustentava que a peça configurava propaganda eleitoral antecipada e uso irregular de deepfake e pediu, além da retirada do vídeo, a aplicação de multa ao candidato.

Por maioria, porém, o TSE entendeu que a manifestação ocorreu no contexto de uma convenção partidária, voltada às deliberações internas da legenda, e não configurou propaganda eleitoral antecipada. Os ministros também consideraram que a transmissão do evento pela internet não transforma automaticamente uma declaração de apoio político dirigida aos participantes da convenção em propaganda destinada aos eleitores.

Segundo a tese estabelecida pelo tribunal, cada caso deverá ser analisado considerando o conteúdo e a linguagem da mensagem, o público ao qual ela se destina e o contexto em que ocorreu a divulgação.

O relator e presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, foi acompanhado pelos ministros André Mendonça, Dias Toffoli e Antonio Carlos Ferreira. Ficaram vencidos Ricardo Villas Bôas Cueva, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha.

O que passa a ser considerado deepfake

Em outra parte do julgamento, decidida por 5 votos a 2, o TSE estabeleceu critérios para determinar quando um conteúdo produzido ou manipulado por inteligência artificial pode ser classificado como deepfake.

Pela tese aprovada, é necessário que o material tenha grau de realismo ou verossimilhança e seja utilizado para criar, reproduzir ou alterar a imagem, a voz ou uma manifestação de pessoa viva, falecida ou fictícia.

Na prática, o simples fato de uma imagem, vídeo ou áudio ter sido produzido por inteligência artificial não basta para enquadrá-lo como deepfake. Conteúdos cujo caráter artificial seja evidente precisam ser diferenciados de materiais capazes de simular de maneira convincente um registro verdadeiro.

O tribunal também estabeleceu que a proibição específica ao uso de deepfake prevista nas regras eleitorais depende de o material ser caracterizado como propaganda eleitoral. Nesse ponto, ficaram vencidos Cueva e Floriano de Azevedo Marques.

IA continua sujeita a regras

A decisão não significa uma liberação geral do uso de inteligência artificial nas campanhas. As regras eleitorais continuam impondo restrições à produção e à divulgação de conteúdos sintéticos.

Materiais produzidos ou manipulados com IA utilizados em propaganda eleitoral devem trazer informação explícita e destacada de que houve emprego da tecnologia. Já os deepfakes destinados a favorecer ou prejudicar candidaturas permanecem proibidos.

Ao fixar a nova tese, o TSE estabelece uma referência para que juízes e tribunais eleitorais analisem casos semelhantes durante a campanha de 2026.

Leia Também
Toffoli libera campanha digital de Renan Santos, repasses e participação em debate
Disputa eleitoral Toffoli libera campanha digital de Renan Santos, repasses e participação em debate
Mendonça: novos elementos trazidos pela PF no caso Master devem ser analisados pelo plenário
Supremo Mendonça: novos elementos trazidos pela PF no caso Master devem ser analisados pelo plenário
Juristas veem 'promiscuidade' em relação de Moraes com Vorcaro e defendem apuração
Caso Banco Master Juristas veem 'promiscuidade' em relação de Moraes com Vorcaro e defendem apuração
Prefeitura atribui à IA retirada de vereadores de foto oficial em Santana de Parnaíba
Resposta Prefeitura atribui à IA retirada de vereadores de foto oficial em Santana de Parnaíba
Campanha de Lula aciona TSE contra Flávio, Caiado e Zema por ataques e uso de IA
Briga Campanha de Lula aciona TSE contra Flávio, Caiado e Zema por ataques e uso de IA
TSE suspende propaganda de Lula que chama Flávio Bolsonaro de ‘funcionário fantasma’
DISPUTA PRESIDENCIAL TSE suspende propaganda de Lula que chama Flávio Bolsonaro de ‘funcionário fantasma’
Toffoli adia julgamento do registro de Renan Santos após apontar indícios de ilicitudes
TSE Toffoli adia julgamento do registro de Renan Santos após apontar indícios de ilicitudes
Lula: Congresso aprovará fim da 6x1 e nenhum país vai 'meter o bedelho' no Brasil
Trabalho Lula: Congresso aprovará fim da 6x1 e nenhum país vai 'meter o bedelho' no Brasil
Ex-ministros do TSE reforçam equipe jurídica da campanha de Lula
Estratégia Ex-ministros do TSE reforçam equipe jurídica da campanha de Lula
TRE-SP reverte uma das decisões que tornaram Pablo Marçal inelegível
Justiça eleitoral TRE-SP reverte uma das decisões que tornaram Pablo Marçal inelegível
Mais Lidas
Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Processo seletivo Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Operação prende policiais civis suspeitos de cobrar propina; ação inclui a região
Esquema Operação prende policiais civis suspeitos de cobrar propina; ação inclui a região
Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Segurança Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Presidente do Corinthians garante permanência de meia
Esporte Presidente do Corinthians garante permanência de meia