Lula venceu Bolsonaro por uma diferença de mais de 1,5 milhão de votos (Foto: Divulgação)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já dirigiu o país por duas vezes, foi eleito novamente presidente do país para o mandato que vai de 2023 a 2026, com 99% das urnas apuradas neste domingo (30), quando ocorreu o 2º Turno das eleições.
No total, o petista conquistou 50,86% dos votos, contra 49,14% do atual presidente que buscava à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Lula venceu Bolsonaro por uma diferença de mais de 1,5 milhão de votos. No primeiro turno do pleito, a diferença de Lula para Bolsonaro foi de mais de 6 milhões de votos.
Pela manhã, enquanto votava, Lula disse que se ganhasse as eleições teria pouco temop antes da posse, dois meses. "Não é um tempo muito grande para fazer uma transição, que eu não sei se o governo vai querer fazer, para você montar um governo conversando com todas as forças políticas que me apoiaram e mesmo gente que não me apoiou mas são pessoas importantes na sociedade brasileira", destacou.Em Barueri, foram 48,30% dos votos para Lula; Bolsonaro somou 51,70%. Em Santana de Parnaíba, foi 45,18% e 54,82%, respectivamente.
Já Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi o vitorioso na disputa ao governo do Estado, levando 55,32% dos votos válidos, contra 44,68% dos conquistados por Fernando Haddad (PT), candidato apoiado por Lula.
Ocorrências
Apesar de não ter registrado nenhuma ocorrência de maior gravidade, ainda que tenham sido anotadas ocorrências de brigas e desintendimentos, o clima ficou mais tenso mesmo no período da tarde, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e parou em blitze dia da votação do segundo turno, pelo menos 610 ônibus fazendo transporte de eleitores.
No sábado (29), o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, havitada determinado que a PRF realizasse qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores, para não atrapalhar a votação.
Ainda assim, após intimar o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasquez, para prestar esclarecimentos sobre as operações, Moraes afirmou que nenhuma delas impediu que as pessoas registrassem seus votos. "Se houve desvio de finalidade e se houve abuso de poder, no âmbito do TSE isso é crime eleitoral e, no âmbito da Justiça comum, nós enviaremos para que sejam responsabilizados seja por ato de improbidade administrativa seja por crime comum", afirmou
Corrida eleitoral 2026
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Percepção
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Região Metropolitana
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Pesquisa do Datafolha
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Parlamentares
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
No dia 4
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Região Oeste Metropolitana de São Paulo
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Eleições 2026
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026
TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Ministério da Fazenda
Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump