São Paulo | 19ºC
Ter, 13 de Outubro
Política

Com 3ª onda da Covid-19, prefeitos pedem leitos e recursos ao Estado

Presidente do Cioeste afirma que cidades têm dificuldades para contratar profissionais da saúde 

28 jan 2022 - 08h23   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Com 3ª onda da Covid-19, prefeitos pedem leitos e recursos ao Estado Reunião virtual aconteceu, na quarta-feira (26), entre os prefeitos da região, cidades vizinhas e vice-governador (Divulgação)
Para enfrentar o avanço da pandemia, alta de casos de Covid-19 e hospitais cheios, os prefeitos da região se reuniram com demais gestores de cidades próximas e solicitaram apoio do Governo do Estado.

Na quarta-feira (26), os presidentes dos Consórcios Intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo participaram de reunião online com o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia (PSDB), para discutir o cenário atual, com a variante ômicron, que tem provocado falta de leitos, testes e profissionais de saúde, além de ampliar a dificuldade na busca por vagas de internação via CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).

Integram o grupo, o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste), presidido pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins (PODE), do qual participam 12 cidades da região - incluindo Barueri e Santana de Parnaíba; o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Consórcio do Grande ABC, Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (Cimbaju) e o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), no total participam 40 municípios paulistas. Os presidentes dos Consórcios já haviam se reunido na segunda-feira (24), para, em conjunto, solicitar maior capacidade hospitalar regional de cobertura e repasse específico às cidades.

Pessoal
Os gestores representantes do Cioeste explicaram ao governador que os municípios passam também por dificuldades para a contratação de profissionais da área da saúde. "Queremos uma parceria com o Governo do Estado para o custeio dessas despesas. Uma parceria em prol da vida e da ciência", disseram.

Taxa de ocupação
O secretário estadual de saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, explicou que a taxa atual de ocupação de leitos de UTI Covid na Grande São Paulo é de 73,4 %, ressaltando que apesar do alto índice de contágio, a situação agora é bem diferente da enfrentada em 2021. "Ainda temos espaço para leitos de enfermaria e UTI, hoje o tempo médio de internação em enfermaria varia de 3/4 dias, e em UTI varia de 7/8 dias, o que ajuda na renovação dos leitos. Na segunda onda, a internação era de até mais que 15 dias", enfatizou.

O vice-governador, Rodrigo Garcia, afirmou que serão firmadas parcerias para a abertura de novos leitos. "O Estado está ao lado de vocês neste desafio. Vamos fazer uma avaliação e enfrentar juntos este momento". 

Novos leitos

O Governador João Doria anunciou na mesma data (26), a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos COVID-19 na rede hospitalar do Estado.

Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

Na lista consta a Grande São Paulo, sem especificar as cidades. Segundo dados do Cioeste, Itapevi, no momento é o município com o maior percentual de ocupação de leitos de UTI e Santana de Parnaíba, com o menor número. 

Leia Também
Augusto Cury declara apoio a Flávio Bolsonaro após candidato aceitar suas propostas
Nova aliança Augusto Cury declara apoio a Flávio Bolsonaro após candidato aceitar suas propostas
Atlas/Bloomberg: Flávio Bolsonaro tem 51,1% contra 45,7% de Lula no 2º turno
Disputa presidencial Atlas/Bloomberg: Flávio Bolsonaro tem 51,1% contra 45,7% de Lula no 2º turno
Não votou no primeiro turno? Eleitor pode participar normalmente do segundo
Obrigações eleitorais Não votou no primeiro turno? Eleitor pode participar normalmente do segundo
Integrantes do PP e União se reúnem com Flávio Bolsonaro e dizem que apoio é 'incondicional'
Segundo turno Integrantes do PP e União se reúnem com Flávio Bolsonaro e dizem que apoio é 'incondicional'
Com derrota de Roseana, família Sarney fica sem mandato pela primeira vez em 72 anos
Fim de ciclo Com derrota de Roseana, família Sarney fica sem mandato pela primeira vez em 72 anos
À procura de um eleitor: sete candidatos terminam eleição com zero voto
SOLIDÃO ELEITORAL À procura de um eleitor: sete candidatos terminam eleição com zero voto
Flávio reúne primeiros apoios para 2º turno; Lula reforça base aliada
ALIANÇAS Flávio reúne primeiros apoios para 2º turno; Lula reforça base aliada
Eleições 2026: Datafolha, AtlasIntel e PoderData são divulgadas nesta semana
Pesquisa eleitoral Eleições 2026: Datafolha, AtlasIntel e PoderData são divulgadas nesta semana
Região Oeste da Grande SP sai das urnas com 12 representantes eleitos
Bancada regional Região Oeste da Grande SP sai das urnas com 12 representantes eleitos
Sete ex-prefeitos da região conquistam vagas na Alesp e na Câmara Federal
PROTAGONISMO REGIONAL Sete ex-prefeitos da região conquistam vagas na Alesp e na Câmara Federal
Mais Lidas
Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
INVESTIGAÇÃO Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
Expresso Beer leva chope, petiscos e música sobre trilhos até Paranapiacaba em novembro
TURISMO FERROVIÁRIO Expresso Beer leva chope, petiscos e música sobre trilhos até Paranapiacaba em novembro
Engavetamento com cinco veículos causa 10 km de congestionamento na Castello Branco
TRÂNSITO Engavetamento com cinco veículos causa 10 km de congestionamento na Castello Branco
'O Pequeno Príncipe' terá concerto gratuito na Sala São Paulo neste domingo (11)
Cultura 'O Pequeno Príncipe' terá concerto gratuito na Sala São Paulo neste domingo (11)