Barueri ostenta a 5ª maior economia do Estado de São Paulo: a cidade figura em 14º lugar na contribuição do Produto Interno Bruto - PIB do país. Os dados são de 2015, os últimos apresentados pela Fundação Seade.
Ao todo, os baruerienses somaram R$ 47 bilhões no ano citado. Mas, com a crise causada pela pandemia, o prefeito Rubens Furlan (PSDB) afirma que o maior desafio tem sido equilibrar as contas da cidade e continuar oferecendo um serviço de qualidade para a população.Não à toa, esta será uma das principais dificuldades do futuro mandatário, que assumirá a cadeira em 1 de janeiro de 2021. O eleitorado de Barueri, que conta com 261,4 mil pessoas aptas a votarem, tem sete candidatos para escolher, entre eles, Furlan, que tentará a reeleição.
Também concorrerão ao cargo, Baltasar Rosa (PT), Mari Tavelli (PSB), Capitão Ataliba (PODE), Julio Leal (PMN), Reinaldo Monteiro (PROS) e Professor Balde (PSOL).
Os Planos de Governo dos candidatos, registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultados pela reportagem na quarta-feira (7), previram ações num cenário pós-pandemia, que vão desde novos incentivos fiscais para instalação de empresas na cidade até telemedicina. As propostas não consideram detalhes sobre origem e valor dos orçamentos. Os candidatos apresentaram ainda projetos mais 'tradicionais' como construção de postos de saúde e escolas, medidas voltadas às melhorias para mobilidade urbana e assistenciais, além de outras.
Planos de Governo
Para a nova realidade, no período pós-pandemia, Furlan propõe avanço na digitalização de prontuários médicos, a criação de um app para fomentar o emprego e incentivos fiscais a empreendedores.
O Capitão Ataliba quer realizar estudo de atendimento remoto (telemedicina) para especialidades com o médico junto ao paciente. Mari Tavelli propõe o Programa Ninguém Fica Pra Trás, um projeto de renda mínima que criará uma rede de auxílio e proteção social para pessoas com vulnerabilidade social. Não foram especificados valores.
Para dar suporte aos moradores carentes, Julio Leal, sugere o fornecimento do Cartão de Cesta Básica Cidadã para famílias cadastradas que atendam aos requisitos do programa.
O Professor Balde quer criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, fundindo a Secretaria de Trabalho e Emprego e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, para executar uma política integrada de desenvolvimento econômico e social no nível municipal.
Brasília
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Defesa pessoal
Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Corrida eleitoral 2026
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Percepção
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Região Metropolitana
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Pesquisa do Datafolha
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Parlamentares
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
No dia 4
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Região Oeste Metropolitana de São Paulo
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Eleições 2026
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano