São Paulo | 25ºC
Dom, 15 de Março
Busca
Política

Com críticas a Bolsonaro, Bruna Furlan consolida liderança no PSDB

Tucana é aliada próxima de Doria, que constrói, nos bastidores, candidatura ao Palácio do Planalto em 2022 

07 jun 2019 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Com críticas a Bolsonaro, Bruna Furlan consolida liderança no PSDB Bruna Furlan é eleita vice-presidente do PSDB Nacional (Foto: Senado Federal)
Aos 36 anos, a deputada federal Bruna Furlan consolidou-se na última semana como uma das lideranças do PSDB. Ao lado do ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo, eleito presidente do PSDB Nacional, Bruna alçou o posto como uma das vice-presidentes da legenda. 

Ela chega à executiva nacional do PSDB com o desafio de equilibrar um partido fragmentado, após amargar um resultado aquém do esperado nas eleições presidenciais de 2018. O partido teve a derrota do ex-governador Geraldo Alckmin, quarto colocado na disputa mesmo com maior tempo de propaganda na TV. Além disso, a sigla sofreu outros revezes, como o nome de figurões da legenda envolvidos em acusações de corrupção, como o deputado federal Aécio Neves. 

Bruna, contudo, avalia a derrota do partido como fruto do sentimento da população contra a classe política. "O PSDB não teve um bom desempenho nas eleições de 2018. As pessoas votaram com raiva e não com esperança", afirmou à Folha de Alphaville. "Tínhamos o melhor candidato (Alckmin), o mais preparado e qualificado, então, com certeza estaríamos muito mais avançados na pauta econômica e a retomada do crescimento estaria mais presente na vida dos cidadãos", ressalta. 

Para ela, a derrota do partido e a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL) atrasaram a retomada do país. "O ambiente no parlamento é péssimo, os deputados do PSL são despreparados, e não sabem fazer a boa política como pregam. Claro que existem exceções, [mas] o Governo (Jair) Bolsonaro não sabe construir, sabe apenas destruir e isso já está claro para aqueles que acompanham a política", avalia Bruna. "O PSDB tem responsabilidade cívica e não faltará ao País nesse momento".

As críticas ao presidente, que incluem a prole Bolsonaro, contudo, podem ter um alvo maior. Apesar de negar, é dado como certo que o governador João Doria, de quem Bruna foi uma das coordenadoras da campanha ano passado, constrói a candidatura ao Palácio do Planalto em 2022. A tucana parece afinada ao discurso do gestor. "Nosso projeto para os próximos dois anos é apoiar reformas importantes para retomada do emprego e renda da população".
Questionada sobre o posicionamento crítico em relação ao governo, Bruna não vê contradição na posição mais conciliatória de Doria, diante de Bolsonaro. "Nosso governador João Doria está trabalhando pelas reformas, e estamos atuando nesse sentido, no Parlamento. É pelo Brasil e não pelo Bolsonaro", finaliza.


Projetos

Como vice-presidente nacional, Bruna pretende intensificar a participação de alguns segmentos. "A juventude do partido é atuante e organizada. Participei como Membro Titular da Elaboração do Estatuto da Juventude do PSDB, e as expectativas foram atendidas", comenta.

Na Câmara, Bruna faz parte da bancada feminina e vê avanços na participação das mulheres na política. "Nossa bancada feminina na câmara aumentou e o número de mulheres eleitas no geral também, no meu primeiro mandato eram apenas 45 mulheres, no segundo 51 e agora 75".

Leia Também
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Brasília Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Defesa pessoal Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Corrida eleitoral 2026 Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Percepção Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Região Metropolitana Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Pesquisa do Datafolha Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Parlamentares Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
No dia 4 Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Região Oeste Metropolitana de São Paulo Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026 Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027
Mercado de trabalho 44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri