São Paulo | 21ºC
Sex, 27 de Março
Busca
Corrida 2026

Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha

27 mar 2026 - 06h50 Gláucia Arboleya   atualizado às 07h15
Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha Governador venceria em quatro cenários testados (Imagem: Divulgação/Governo de SP)

Levantamento do Datafolha indica que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera de forma isolada a corrida eleitoral de 2026 para o Palácio dos Bandeirantes. Em todos os quatro cenários testados, o atual chefe do Executivo estadual aparece com índices superiores a 40% das intenções de voto.

No principal cenário, com cinco candidatos, Tarcísio soma 44%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 31%. Na sequência aparecem Paulo Serra (PSDB) e Kim Kataguiri (União Brasil), ambos com 5%, e Felipe D’Avila (Novo), com 3%. Brancos e nulos somam 11%, enquanto 1% se declara indeciso.

A vantagem de Tarcísio se mantém mesmo com mudanças no cenário. Com a inclusão de Márcio França (PSB), o governador segue com 44%, enquanto Haddad recua para 28% e os demais candidatos oscilam entre 2% e 5%.

Quando Haddad é substituído por Geraldo Alckmin (PSB), Tarcísio amplia a liderança e atinge 46%, contra 26% do ex-governador. Já em um cenário com Simone Tebet (MDB), o atual governador chega a 49%, enquanto a senadora aparece com 19%.

Força em diferentes segmentos

A pesquisa também revela diferenças importantes no perfil do eleitorado. Tarcísio apresenta desempenho mais forte entre homens (49%), eleitores com 60 anos ou mais (52%) e moradores do interior paulista (47%). O governador também lidera com folga entre evangélicos (54%) e entre eleitores que desaprovam o governo federal de Luiz Inácio Lula da Silva.

Já Haddad tem melhor desempenho entre mulheres (34%), católicos (32%) e eleitores que aprovam o governo Lula, segmento no qual chega a 60% das intenções de voto.

Intenção espontânea e conhecimento

Na pesquisa espontânea — quando os nomes não são apresentados — Tarcísio também lidera, com 22% das menções, acima dos 16% registrados anteriormente. Haddad aparece com 2%, enquanto outros nomes têm índices residuais. A maioria dos entrevistados (59%) não soube apontar um candidato.

Em relação ao nível de conhecimento, Haddad (95%), Tarcísio (94%) e Alckmin (93%) são os nomes mais conhecidos do eleitorado paulista, com alto grau de familiaridade.

Rejeição

O levantamento mostra ainda que Haddad lidera a rejeição, com 38% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Em seguida aparecem Alckmin (29%), Tebet (27%) e Kataguiri (25%). Tarcísio registra 24% de rejeição.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Tarcísio venceria todos os adversários testados. Contra Haddad, o placar é de 52% a 37%. Diante de Alckmin, o governador aparece com 50%, contra 39% do vice-presidente. Já contra França, a vantagem é ainda maior: 60% a 22%. Em um eventual confronto com Tebet, Tarcísio venceria por 58% a 28%.

Metodologia

A pesquisa, registrada no TSE: BR-06798/2026 e SP-04136/2026, foi realizada entre os dias 3 e 5 de março de 2026, com 1.608 entrevistas presenciais em 71 municípios do Estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

 

Leia Também
Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Calendário Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Investigação Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
Decisão Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
Prefeitos da região oeste levam demandas ao Governo de SP
Cioeste Prefeitos da região oeste levam demandas ao Governo de SP
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Brasília Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Defesa pessoal Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Corrida eleitoral 2026 Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Percepção Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Mais Lidas
Intervenção na Rodovia Castello Branco altera acessos em Barueri nesta sexta (20)
Nova alça Intervenção na Rodovia Castello Branco altera acessos em Barueri nesta sexta (20)
Barueri celebra 77 anos com show e programação cultural
Emancipação Barueri celebra 77 anos com show e programação cultural
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Cãominhada de Barueri será realizada no próximo sábado (21)
Pets Cãominhada de Barueri será realizada no próximo sábado (21)