São Paulo | 29ºC
Sáb, 07 de Novembro
Política

Mesmo sem ‘decolar’ nas pesquisas, Alckmin segue com apoio regional

Candidato aparece com 7% das intenções de votos, atrás de Bolsonaro, Haddad e Ciro 

21 set 2018 - 20h55   atualizado em 02/12/2025 às 09h40
Mesmo sem ‘decolar’ nas pesquisas, Alckmin segue com apoio regional (foto: divulgação Facebook)

A pouco mais de duas semanas das eleições, que serão realizadas em 7 de outubro, a situação do candidato à presidência Geraldo Alckmin (PSDB) não é boa. O tucano patina nas pesquisas de intenção de voto, de acordo com o último levantamento divulgado pelo Ibope, registrado no TSE sob o número BR-09678/2018, feita entre 16 e 18 de setembro. Ele aparece com 7%, atrás de Bolsonaro, 28%; Haddad, 19% e Ciro, 11%.

Alckmin governou o estado de São Paulo por quatro vezes e tenta pela segunda vez o cargo de Presidente da República. Em 2006, ele foi derrotado pelo ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas chegou ao segundo turno da disputa. Neste ano, porém, ele não conseguiu se colocar como principal nome contra a campanha do PT.

Apesar da situação delicada, lideranças tucanas da região afirmam que irão com Alckmin até o fim. A ordem é mostrar unidade nas últimas semanas, na busca dos eleitores que ainda não consolidaram ainda uma posição sobre a disputa.

Na avaliação deles, até o momento, a maior fatia dos eleitores está indecisa e isso mudará na reta final da corrida eleitoral. Líder do PSDB na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), que busca a reeleição, disse que acredita "muito no crescimento dele baseado na aprovação do governo no estado de São Paulo".

Alternativa
Também na disputa da reeleição, o deputado estadual Marcio Camargo (PSDB) falou que Alckmin irá para o segundo turno. "Sou Geraldo até o final. Na última eleição que concorreu ele estava com menor projeção e foi para o 2º turno. Tem eleitor que não quer o PT e nem Bolsonaro, nós somos a alternativa. Agora é a hora dos indecisos consolidarem o voto útil", concluiu.

Candidato a estadual e ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Marmo Cezar (PSDB) teme que o partido perca a presidência para a oposição. Apoiado pelo atual prefeito de Parnaíba, Elvis Cezar, Marmo crê que ainda é possível reverter o cenário, mas vê falhas no caminho da campanha presidencial, sem detalhar quais.

"Nós vamos apoiar ele até o final mesmo sabendo que está difícil. Ele foi quatro vezes governador de São Paulo e não sobe nas pesquisas. Torço para isso mudar, mas acredito que tiveram erros no decorrer do jogo".

Leia Também
Tarcísio prepara mudanças no secretariado e articula planos políticos para 2030
Articulação Tarcísio prepara mudanças no secretariado e articula planos políticos para 2030
Wilson Zuffa é reeleito presidente da Câmara de Barueri por unanimidade
Legislativo Wilson Zuffa é reeleito presidente da Câmara de Barueri por unanimidade
Voto proporcional e voto distrital misto; entenda a diferença entre os modelos
Debate Voto proporcional e voto distrital misto; entenda a diferença entre os modelos
Flávio Bolsonaro ganhou em 8 das 14 cidades do CIOESTE, mas Lula teve mais votos
Representatividade Flávio Bolsonaro ganhou em 8 das 14 cidades do CIOESTE, mas Lula teve mais votos
TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Herança eleitoral TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Realidade paralela Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Proteção Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Fuga Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
Articulação política Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
FUGA? PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
Mais Lidas
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Em Alphaville Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
ACIDENTE FATAL Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano
Resíduos sólidos Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano