São Paulo | 12ºC
Qui, 25 de Junho
Imóveis

Intenção de compra de imóveis cresce entre investidores

 Raio X do Investidor Brasileiro revelou tendências nas decisões financeiras 

14 jun 2024 - 08h07   atualizado em 02/12/2025 às 09h53
Intenção de compra de imóveis cresce entre investidores 33% dos entrevistados manifestaram interesse em direcionar seus recursos para a compra da casa própria (Foto: Freepik)

 Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), em colaboração com o Datafolha, lançou os resultados da 7a edição do Raio X do Investidor Brasileiro, revelando tendências significativas nas decisões financeiras dos brasileiros em 2023.

Pelo terceiro ano consecutivo, a pesquisa destaca um aumento na intenção dos investidores brasileiros de adquirir imóveis utilizando os rendimentos de aplicações financeiras. Em 2023, 33% dos entrevistados manifestaram interesse em direcionar seus recursos para a compra da casa própria, um crescimento notável em relação aos 29% de 2021 e 30% de 2022, consolidando a casa própria como o principal destino de investimento desde a primeira edição do estudo em 2017.

A segunda opção mais escolhida foi manter os recursos aplicados, com 20% das respostas, mantendo-se estável em comparação aos anos anteriores. Por outro lado, houve uma diminuição na intenção de investir em um negócio próprio, que caiu de 10% em 2022 para 8% em 2023, além de uma queda na destinação para educação, de 8% para 6%.

A pesquisa também destacou que a classe D/E demonstrou um interesse
particularmente elevado na compra da casa própria, com 36%, seguida pela classe C, com 35%. Além disso, a classe D/E mostrou uma propensão maior ao empreendedorismo, com 11%, comparado a 8% da classe A/B e 7% da classe C.

Por sua vez, as classes A/B demonstraram preferência por investimentos em viagens, passeios e aposentadoria, com cada um desses objetivos mencionado por 14% dos entrevistados.

Em relação ao gênero, tanto mulheres (34%) quanto homens (32%) têm a compra da casa própria como principal destino dos investimentos. As mulheres mostram uma tendência maior de utilizar o retorno dos investimentos em viagens, passeios e lazer (13%) e educação (7%), enquanto os homens priorizam a compra de carro ou moto (11%), aposentadoria (11%) e investimento em negócio próprio (10%).
Leia Também
Grande leilão on-line de imóveis do Itaú Unibanco acontece nesta quarta-feira (10)
Imóveis Grande leilão on-line de imóveis do Itaú Unibanco acontece nesta quarta-feira (10)
Carrefour coloca campus do Tamboré à venda; lojas continuarão funcionando na região
Negócios Carrefour coloca campus do Tamboré à venda; lojas continuarão funcionando na região
Famílias atingidas por explosão no Jaguaré recebem apartamentos mobiliados
Recomeço Famílias atingidas por explosão no Jaguaré recebem apartamentos mobiliados
Bairros planejados Alphagran e 18 do Forte impulsionam nova fase de empreendimentos alto padrão na região de Alphaville
Protagonismo Bairros planejados Alphagran e 18 do Forte impulsionam nova fase de empreendimentos alto padrão na região de Alphaville
Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Imóveis Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Prestes a ser entregue, Alpha Vert realiza concerto com Orquestra Filarmônica de Paraisópolis
Evento Prestes a ser entregue, Alpha Vert realiza concerto com Orquestra Filarmônica de Paraisópolis
Leilão on-line do Bradesco acontece amanhã com destaque para dois imóveis em Alphaville
Oportunidade Leilão on-line do Bradesco acontece amanhã com destaque para dois imóveis em Alphaville
Barueri lidera ranking de aluguel e supera São Paulo e Florianópolis, revela FipeZap
Índice Barueri lidera ranking de aluguel e supera São Paulo e Florianópolis, revela FipeZap
Empreendimento da NLS une moradia e investimento em uma das regiões mais valorizadas da Grande São Paulo
Copa Dezoito do Forte Empreendimento da NLS une moradia e investimento em uma das regiões mais valorizadas da Grande São Paulo
Santander realiza super leilão com mais de 1,2 mil imóveis e descontos de até 75%
Lances Santander realiza super leilão com mais de 1,2 mil imóveis e descontos de até 75%
Mais Lidas
Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Mobilidade Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Esportes Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas
Emprego Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas
Feriado de São João Batista em Barueri marca encerramento do Arraiá 2026 nesta quarta (24)
Feriado municipal Feriado de São João Batista em Barueri marca encerramento do Arraiá 2026 nesta quarta (24)