São Paulo | 18ºC
Ter, 23 de Junho
Gastronomia

4 receitas vegetarianas para um happy hour em casa

Saiba como fazer cachorro quente com cogumelos, tacos com legumes, quesadillas com feijão preto e bruschetta de ricota e ervilhas

08 set 2020 - 09h31   atualizado em 02/12/2025 às 09h44
4 receitas vegetarianas para um happy hour em casa (Foto: Divulgação/ Délicieusement Veggie)

Já pensou em fazer um happy hour saudável e saboroso em casa?

A blogueira francesa Emilie Franzo escreveu o Délicieusement Veggie, um livro de receitas 100% vegetarianas com pratos do dia a dia adaptados para uma versão sem carne.

Dentre os mais de 150 pratos, selecionamos quatro opções para agitar o fim do expediente em casa. Confira:

Cachorro quente com cogumelos

Tempo de preparo: 26 minutos

INGREDIENTES

2 cebolas roxas | 8 cogumelos marrons grandes | ½ pimentão vermelho | 2 cebolinhas | Algumas folhas de salsinha | 3 colheres de sopa de molho de soja | 3 colheres de sopa de azeite | 1 colher de café de vinagre de maçã | 1 colher de café de páprica defumada | 4 pães de cachorro-quente de mostarda

MODO DE PREPARO

Pique o pimentão vermelho em pedaços pequenos. Pique as cebolinhas. Reserve.

Descasque e pique as cebolas roxas. Refogue-as por 2 minutos numa frigideira com uma colher de sopa de azeite. Acrescente 100ml de xarope de bordo (maple syrup) e cozinhe por mais 6 a 8 minutos, até ficarem bem caramelizadas.

Enquanto isso, limpe os cogumelos e corte-os em fatias espessas. Em uma tigela, misture o molho de soja, 1 colher de sopa de xarope de bordo, 2 colheres de sopa de azeite, o vinagre de maçã e a páprica defumada. Mergulhe os cogumelos nessa mistura e depois os refogue por 8 minutos numa frigideira, sobre fogo médio. Vire os cogumelos no meio desse processo e pincele-os com o restante do molho.

Coloque os pães de cachorro-quente sobre a grelha por 2 minutos e então os recheie com as cebolas caramelizadas e os cogumelos. Salpique por cima alguns pedacinhos de pimentão vermelho e cebolinhas.

Tempere levemente com sal e pimenta, acrescente um pouco de mostarda e a salsinha picada grosseiramente.


Tacos com legumes (sem glúten)

(Foto: Divulgação/ Délicieusement Veggie)

Tempo de preparo: 30 minutos

INGREDIENTES

150 g de couve-flor | 4 champignons grandes | 1 cebola roxa | 3 dentes de alho | 1 abacate | Algumas folhas de salsinha | 1 limão verde | 60g de nozes | 2 colheres de sopa de azeite de oliva | 1/2 colher de sopa de pimenta de Caiena | 3 colheres de sopa de molho de tomate | 1 colher de café de páprica defumada | 6 tortilhas de milho

MODO DE PREPARO

Descasque e pique a cebola e o alho. Limpe os champignons e os fatie. Pique as nozes grosseiramente. Lave e corte os floretes de couve-flor. Coloque-os no liquidificador e bata até obter uma consistência semelhante ao arroz. Acrescente os cogumelos picados e as nozes e bata tudo rapidamente.

Em uma frigideira, refogue em azeite ¾ da cebola picada, por 2 a 3 minutos. Acrescente o alho e refogue mais 30 segundos. Acrescente a mistura de champignons, nozes, couve-flor, a pimenta de caiena, o molho de tomate, o cominho, a páprica defumada e uma pitada de sal.

Refogue por 15 minutos, mexendo regularmente. Enquanto isso, descasque o avocado e pique-o em pedaços. Sirva tudo dentro das tortilhas de milho.

Acrescente a cada tortilha uma colherada de iogurte, uma pitada de cebola roxa, algumas folhas de salsinha picadas grosseiramente, um fio de suco de limão e um pouco de pimenta.


Quesadillas com feijão preto

(Foto: Divulgação/ Délicieusement Veggie)

Tempo de preparo: 30 minutos

INGREDIENTES

250 g de batata-doce | 2 punhados de brotos de espinafre | 10 g de salsinha | 2 colheres de sopa de azeite | 1 colherinha de café de páprica defumada | 1/2 colher de café de cominho em pó | 60g de feijão preto cozido | 90g de milho cozido | 4 tortilhas de milho

MODO DE PREPARO

Descasque e rale a batata-doce. Coloque a batata-doce ralada, a páprica defumada e o cominho numa frigideira levemente untada com azeite e refogue por 5 minutos ao fogo alto. Acrescente 2 colheres de sopa de água, mexa e deixe cozinhar mais 5 minutos. Incorpore os brotos de espinafre, misture e cozinhe mais 2 minutos. Acrescente o feijão preto previamente enxaguado na água, mais o milho. Cozinhe por 2 minutos.

Tempere com sal e pimenta e jogue por cima a salsinha picada grosseiramente. Mexa bem e reserve.

Coloque 1 tortilha numa frigideira levemente untada. Espalhe 2 colheradas de sopa da mistura sobre metade da tortilha, depois dobre a outra metade por cima. Pressione levemente com uma espátula. Deixe 2 minutos sobre o fogo. Vire a tortilha e deixe cozinhar mais 2 minutos. Repita a operação com as três tortilhas restantes. Corte cada tortilha em quatro partes.


Bruschetta de ricota e ervilhas

(Foto: Divulgação/ Délicieusement Veggie)

Tempo de preparo: 25 minutos

INGREDIENTES

140 g de ervilhas | 140 g de favas | Algumas folhas de hortelã | 1 limão amarelo pequeno | Brotos de espinafre | 4 fatias de pão de rústico | Pimenta Espelette | Grãos de gergelim | Azeite de oliva

MODO DE PREPARO

Raspe o limão e reserve as raspas, depois corte o limão ao meio e esprema o suco.

Numa tigela, misture a ricota e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta e guarde na geladeira.

Mergulhe as ervilhas numa panela de água fervente e deixe cozinhar por 15 minutos. Cinco minutos antes do final, acrescente as favas. Escorra os vegetais e então mergulhe-os numa tigela de água gelada.

Torre as quatro fatias de pão de campanha. Espalhe a ricota por cima e cubra com ervilhas e favas. Salpique levemente com sal e pimenta. Acrescente uma pitada de pimenta, as raspas de limão e algumas folhas de hortelã picadas e regue com um fio de azeite.

Sirva com brotos de espinafre, grãos de gergelim e um fio de azeite. 

Leia Também
Sorvetes Rochinha aposta na gastronomia afetiva no inverno com novos sabores
Gastronomia Sorvetes Rochinha aposta na gastronomia afetiva no inverno com novos sabores
Cacau Show lança chocolates inspirados em países da Copa do Mundo 2026
Copa 2026 Cacau Show lança chocolates inspirados em países da Copa do Mundo 2026
Shopping Tamboré promove tributo a Luiz Gonzaga em edição junina do Cover Nights
Lazer e cultura Shopping Tamboré promove tributo a Luiz Gonzaga em edição junina do Cover Nights
Arraiá do Catarina terá três dias de festa junina com atrações para toda a família
Entretenimento Arraiá do Catarina terá três dias de festa junina com atrações para toda a família
Dia do Hambúrguer: Bob’s lança lanches de picanha e costela por R$ 0,99 no app
Gastronomia Dia do Hambúrguer: Bob’s lança lanches de picanha e costela por R$ 0,99 no app
Bacio di Latte entra no universo wellness com linha sem açúcar
Novidade Bacio di Latte entra no universo wellness com linha sem açúcar
Johnny Rockets e Pepsi apostam na reta final da Champions League com ação especial em SP
Ação promocional Johnny Rockets e Pepsi apostam na reta final da Champions League com ação especial em SP
Fogo de Chão e Mistral promovem jantar harmonizado com vinhos portugueses em maio
Gastronomia Fogo de Chão e Mistral promovem jantar harmonizado com vinhos portugueses em maio
Festival une alta gastronomia para ampliar acesso ao tratamento do câncer infantojuvenil em SP
Solidariedade Festival une alta gastronomia para ampliar acesso ao tratamento do câncer infantojuvenil em SP
Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Gastronomia Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Mais Lidas
Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Mobilidade Trevo de Barueri ganha novo acesso rebaixado e terá mudanças no trânsito a partir desta noite (15)
Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Esportes Morador de Alphaville, Marcelo Oliveira garante vaga inédita no CrossFit Games 2026
Barueri cria plataforma gratuita para conectar empresas, trabalhadores e cursos de qualificação
Mercado de Trabalho Barueri cria plataforma gratuita para conectar empresas, trabalhadores e cursos de qualificação
Mulher morre após carro atingir pilastra de condomínio em Alphaville
Acidente Mulher morre após carro atingir pilastra de condomínio em Alphaville