Serviço pode ser feito pelo app
(Imagem: Divulgação/Detran SP)
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) já liberou o licenciamento 2026 para todos os veículos registrados no estado, independentemente do final da placa. A antecipação, disponível no primeiro semestre, permite que os condutores regularizem a situação do veículo antes do calendário oficial, que vai de julho a dezembro.
A medida facilita a vida de quem deseja quitar também o IPVA de forma integral e iniciar o ano sem pendências. Nos três primeiros meses de 2025, mais de 5,5 milhões de veículos foram licenciados no estado.
Neste ano, a emissão do documento atualizado é feita de forma instantânea após o pagamento. O licenciamento pode ser realizado online, pelo portal do Detran-SP, com possibilidade de pagamento via Pix. Também é possível quitar multas pendentes e até regularizar o licenciamento de anos anteriores.
Como fazer o licenciamento:
• Estar em dia com o IPVA, multas e demais débitos.
• Informar o número do Renavam.
• Pagar a taxa de R$ 174,08.
Após o pagamento, o documento digital pode ser baixado ou impresso no site do Detran-SP, Poupatempo ou Senatran, ou nos apps Detran-SP e Poupatempo Digital. Também é possível pagar via internet banking ou em caixas eletrônicos de bancos conveniados.
Caso o sistema não libere o pagamento, o condutor deve verificar se há impedimentos, como bloqueios judiciais ou débitos em aberto.
Veículo pode ser apreendido
O licenciamento é obrigatório e circular sem ele pode levar ao recolhimento do veículo. Caso ocorra, o Detran-SP oferece a Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), serviço digital que permite recuperar o veículo em poucos minutos, assim que ele chega ao pátio, mediante quitação das pendências.