O estado de São Paulo registrou o número recorde de abertura de empresas nos primeiros quatro meses do ano, com 94.043 CNPJs. É o melhor desempenho do período já registrado nos últimos 24 anos, superando os 88.618 novos empreendimentos computados no primeiro quadrimestre de 2021 - até então o melhor. Os dados são da JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE).
A pedido da reportagem, o órgão levantou que, no primeiro quadrimestre de 2022, Barueri registrou a abertura de 1.311 empresas, em comparação às 1.152 abertas em 2021, uma alta de 13,8%. Dos processos de constituições analisados no período, as atividades econômicas que mais tiveram destaque foram as profissionais, científicas e técnicas, 16,91%, seguida de comércio, reparação de veículos e motocicletas, 16,68% e de informação e comunicação 14,61%.
A startup Oito Crédito Imobiliário é uma das empresas que chega a Barueri na esteira do crescimento registrado na instalação de corporações ligadas às atividades imobiliárias, alta de 3,44%, no primeiro quadrimestre.
A empresa, que facilita o acesso a crédito para financiamento imobiliários, abre unidade dentro de um projeto de expansão que incluiu a inauguração de 11 filiais, e outras 18 até o fim deste ano, num crescimento de aproximadamente 160%, comparado a 2021. "Barueri e Alphaville era um desejo antigo de expansão da Oito. A região tem crescido muito, principalmente na oferta de imóveis de alto padrão, temos uma frente especializada para esse tipo de empreendimento", explica o CEO e um dos fundadores da Oito, Tacyo Munhoz.
Para chegar a esse mercado, Munhoz diz que foi feito um estudo de mercado, que levou em conta o VGV (Valor Geral de Vendas) praticado na região e pelas instituições bancárias, bem como o ticket médio de financiamentos. "Os resultados foram muito positivos e determinantes para inaugurarmos a filial", afirma.
Apesar do cenário pós -pandemia ter afetado o mercado imobiliário, por conta das taxas de juros que estão acompanhando o aumento da Selic, o empresário avalia que o setor continua aquecido. "Os vendedores estão mais flexíveis nas negociações", acredita.
Novas frentes
Ao longo dos 7 anos da empresa, a Oito detectou uma busca por soluções ligadas a outras esferas relacionadas à habitação. "Por isso, firmamos o Clube Oito, em parceria com a Magazine Luiza, para ajudar nossos clientes a mobiliar seus novos lares e inauguramos a Oito Energia Solar, voltada para ajudar os clientes a economizarem aproximadamente 90% em sua conta de energia. "Nossos clientes buscam por esse tipo de tecnologia, que traz entre seus benefícios autossuficiência, a diminuição das contas de energia, o investimento em um ativo que dura mais de 25 anos, e, sobretudo, a contribuição com o meio ambiente".
Leia Também
Osasco e Barueri estão entre as "top five"campeãs de emprego
BC bloqueia 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas
Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente