São Paulo | 12ºC
Qua, 13 de Maio
Busca
Prevenção

Barueri e Santana de Parnaíba começam a aplicação da vacina contra dengue

Público-alvo da imunização são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Doses são aplicadas nas UBSs

21 jun 2024 - 08h38   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Barueri e Santana de Parnaíba começam a aplicação da vacina contra dengue Esquema vacinal contra a doença é de duas doses com intervalo de três meses (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Nesta semana, Barueri e Santana de Parnaíba passaram a aplicar doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme recomendação da Secretaria de Saúde do Estado de SP. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das cidades e visa a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções causadas pelo vírus.

O esquema vacinal contra a dengue (atenuada) é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Pessoas que já foram infectadas com o vírus devem aguardar seis meses para tomar o imunizante.

Caso a infecção ocorra após o início do esquema vacinal, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda dose, desde que a segunda não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Casos de dengue

De acordo com Painel de Monitoramento da Dengue, plataforma do Governo de SP, do começo do ano até quarta-feira (19), Barueri chegou a um total de 1.926 casos confirmados da doença e 4.021 seguem em investigação, além de dois óbitos.

Em Santana de Parnaíba, o número de ocorrências positivas até a data citada é duas vezes maior, chegando a 3.888, segundo dados do Painel da Dengue disponível no site da prefeitura. Duas pessoas já morreram em decorrência da doença.

A plataforma revelou ainda que, até quarta-feira (19), Alphaville tinha 166 casos confirmados de dengue e Tamboré, 63. A consulta foi feita na quarta-feira (19), às 16h.

Prevenção
Apesar da chegada do período de secas e uma queda nos novos casos de dengue a cada semana epidemiológica, a população deve manter os principais cuidados contra a doença.

Em recente entrevista à FA, o infectologista Fábio Junqueira destacou que, em grande parte, os criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro de casa.

"O mosquito gosta de ficar dentro de casa. Se alguém que mora com você está com dengue, é provável que tenha um foco dentro de casa. Por isso, é muito importante olhar o quintal, nos ralos, telhado, nas plantas e combater esses criadouros", apontou.

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da doença. "Os principais são febre acompanhada de dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos, dores no corpo, muscular, nas articulações e, entre o quarto e sexto dia de sintoma, pode aparecer vermelhidão na pele. Em caso de suspeita, a orientação é procurar atendimento médico", disse.
Leia Também
USP abre inscrições para visitas monitoradas e retoma feira de profissões presencial em 2026
Educação USP abre inscrições para visitas monitoradas e retoma feira de profissões presencial em 2026
Frente fria se mantém e Defesa Civil alerta para nevoeiro, geadas e baixa umidade em SP
Clima Frente fria se mantém e Defesa Civil alerta para nevoeiro, geadas e baixa umidade em SP
Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Barueri Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Imóveis Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Johnny Rockets e Pepsi apostam na reta final da Champions League com ação especial em SP
Ação promocional Johnny Rockets e Pepsi apostam na reta final da Champions League com ação especial em SP
Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026
Eleições 2026 Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026
Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa
Distribuição de energia Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa
Fogo de Chão e Mistral promovem jantar harmonizado com vinhos portugueses em maio
Gastronomia Fogo de Chão e Mistral promovem jantar harmonizado com vinhos portugueses em maio
Defesa Civil alerta para risco de incêndios em SP e monitora possível influência do El Niño
Meio ambiente Defesa Civil alerta para risco de incêndios em SP e monitora possível influência do El Niño
Festival une alta gastronomia para ampliar acesso ao tratamento do câncer infantojuvenil em SP
Solidariedade Festival une alta gastronomia para ampliar acesso ao tratamento do câncer infantojuvenil em SP
Mais Lidas
Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Barueri Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Política regional Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Governo de SP lança plataforma para unificar débitos de pedágio
Pedágios Governo de SP lança plataforma para unificar débitos de pedágio