São Paulo | 11ºC
Qua, 13 de Maio
Busca
Destaque nacional

Atleta de Barueri é convocado para a Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica

23 abr 2026 - 14h17 Aliz Lambiazzi   atualizado às 14h22
Atleta de Barueri é convocado para a Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica O jovem Marcos já participando do treinamento da Seleção em SP (Imagem: Divulgação Ande)

O esporte paralímpico de Barueri ganhou destaque nacional com a convocação do jovem atleta Marcos Cezário Silva para a Seleção Brasileira principal de bocha. Aos 17 anos, ele passa a integrar pela primeira vez o grupo de elite da modalidade no país.

A convocação foi oficializada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) na semana passada e contempla atletas que participarão tanto de um período de treinamentos na capital paulista quanto de competições internacionais. Parte da equipe seguirá para a Montreal Boccia Cup, no Canadá, entre o fim de abril e início de maio. Marcos, como ainda é um atleta jovem, está no treinamento.

Marcos competirá na categoria BC2 e chega à Seleção após uma sequência de resultados expressivos, incluindo o título brasileiro sub-19 do Campeonato Brasileiro de Jovens, conquistado recentemente em Curitiba. O desempenho consistente diante de adversários mais experientes foi determinante para a escolha da comissão técnica. O atleta foi convocado junto com Dinavaldo Cezário Silva, seu pai e assistente esportivo.

Em entrevista à Folha de Alphaville, Marcos, que no momento já estava no treinamento da capital com outros atletas selecionados, disse que vai dar o seu melhor pela modalidade.

“Comecei em 2021, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde foi me apresentada a Bocha paraolímpica. Com o técnico Caio e demais outros técnicos, tive bons resultados, com muito treino, muito esforço, até chegar nesse momento em que fui convocado. Agradeço a todos que me apoiaram e me aconselharam no esporte até esse momento”, comemora o jovem.

“Fiquei muito feliz com a convocação. Agradeço a oportunidade de representar Barueri, que apoia o esporte paraolímpico na cidade”, finalizou.

Resultado de muito empenho

Segundo o técnico Caio Oliveira, o atleta já vinha sendo acompanhado há anos e acumula um histórico relevante de medalhas e troféus desde as categorias de base. A evolução técnica e a maturidade dentro das competições foram fatores que consolidaram sua presença entre os principais nomes da modalidade.

“Muita gente pode pensar que a convocação veio por causa dessa última conquista, mas o Marcos já treina conosco desde os 13 anos. Ele já ganhou diversos troféus e medalhas e, antes mesmo de integrar a seleção de jovens, já foi convocado para a seleção principal. É um orgulho para todos nós”, destacou o técnico em entrevista para a prefeitura de Barueri. 

Morador da Vila São Luiz, em Barueri, Marcos concilia a rotina de treinos, realizados de duas a três vezes por semana na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD), com os estudos no ensino médio (está no último ano). Paralelamente à carreira esportiva, ele também planeja ingressar na área de Tecnologia da Informação, vislumbrando oportunidades profissionais além das quadras.

Leia Também
Projeto sobre uso de bicicletas e patinetes elétricos por aplicativo é aprovado em Barueri
Micromobilidade Projeto sobre uso de bicicletas e patinetes elétricos por aplicativo é aprovado em Barueri
Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa
Distribuição de energia Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa
Fogo de Chão e Mistral promovem jantar harmonizado com vinhos portugueses em maio
Gastronomia Fogo de Chão e Mistral promovem jantar harmonizado com vinhos portugueses em maio
Pneumologista explica as diferenças entre gripe e alergia e os perigos da automedicação
Doenças de inverno Pneumologista explica as diferenças entre gripe e alergia e os perigos da automedicação
Operação contra fraudes em seguros de veículos atinge Barueri e região
Segurança Operação contra fraudes em seguros de veículos atinge Barueri e região
Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Política regional Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Barueri anuncia obra de ciclovia de 6 km entre Aldeia e Alphaville
Malha cicloviária Barueri anuncia obra de ciclovia de 6 km entre Aldeia e Alphaville
Governo Federal cria programa para renegociação de dívidas
Recuperação Financeira Governo Federal cria programa para renegociação de dívidas
Ecovias intensifica obras de recuperação na Castello e na Raposo até 10 de maio
Estradas Ecovias intensifica obras de recuperação na Castello e na Raposo até 10 de maio
Campeonato Amador de Barueri 2026 terá 27 categorias; inscrições estão abertas
Esportes Campeonato Amador de Barueri 2026 terá 27 categorias; inscrições estão abertas
Mais Lidas
Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Barueri Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Política regional Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Governo de SP lança plataforma para unificar débitos de pedágio
Pedágios Governo de SP lança plataforma para unificar débitos de pedágio