A situação eleitoral pode ser consultada pelo Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE, pelo aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral
(Imagem: Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Dia 6 de maio é o prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para regularizar o título de eleitor cancelado e garantir participação nas eleições de 2026. Após esse prazo, o cadastro eleitoral será fechado.
O cancelamento ocorre, principalmente, quando o eleitor deixa de votar, justificar e pagar as multas referentes à ausência em três eleições consecutivas, incluindo turnos. A situação eleitoral pode ser consultada pelo Autoatendimento Eleitoral, no site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br), pelo aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral. Vale destacar que quem está com o título cancelado não tem acesso ao e-Título.
A regularização é gratuita, com cobrança apenas das multas devidas. O procedimento pode ser feito de forma online ou presencial, no cartório eleitoral, mediante apresentação de documento com foto e comprovante de residência.