São Paulo | 18ºC
Dom, 01 de Novembro
Barueri

Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE

23 jan 2026 - 18h52 Gláucia Arboleya   atualizado às 18h59
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE Juiz manteve Piteri e Dra.Cláudia nos cargos até decisão do TSE (Imagem: Reprodução/Instagram)

O juiz Régis de Castilho, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), concedeu nesta sexta-feira (23) efeito suspensivo à cassação dos mandatos do prefeito de Barueri, José Roberto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Cláudia Aparecida Afonso Marques (PSB). Com a decisão, ambos permanecem nos cargos até a conclusão do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Defere-se o pedido de efeito suspensivo aos embargos de declaração opostos por Cláudia Aparecida Afonso Marques, para que torne sem efeito a determinação de cumprimento imediato da cassação do mandato”, escreveu o magistrado.

Os advogados da chapa, Rafael Carneiro e Felipe Corrêa, do escritório Carneiros Advogados, destacaram que “o relator do caso no TRE-SP reconheceu, corretamente, que a liminar do TSE continua vigente, preservando o exercício dos cargos até que o processo seja julgado em definitivo”.

O juiz Raul de Aguiar Ribeiro Filho, da Vara Eleitoral de Barueri, determinou que se aguarde o esgotamento de todos os recursos, “em especial pelo C. TSE”, antes de qualquer afastamento dos gestores municipais.

Entenda o caso

O processo que levou à cassação da chapa do prefeito de Barueri, José Roberto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita Cláudia Aparecida Afonso Marques (PSB), passou por decisões conflitantes desde abril do ano passado.

Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) acatou uma ação movida pela coligação adversária e determinou a cassação e o afastamento imediato da chapa por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2024, além de declarar os políticos inelegíveis.

Em maio, o ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu os efeitos da decisão, permitindo que Piteri e Cláudia permanecessem nos cargos até o julgamento final dos recursos.

Posteriormente, em nova análise, o TRE-SP reverteu a decisão e afastou a cassação. No entanto, em dezembro, com nova composição da corte, o tribunal voltou atrás novamente: por 4 votos a 3, decidiu manter a cassação dos mandatos.

O acórdão confirmando a decisão foi publicado, e o TRE chegou a enviar ofício ao juiz eleitoral de Barueri para cumprimento imediato do afastamento. A determinação, no entanto, foi suspensa nesta sexta-feira (23) por decisão do relator do caso no TRE-SP, que concedeu efeito suspensivo aos embargos apresentados pela defesa.

Leia Também
TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Herança eleitoral TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Realidade paralela Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Proteção Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Fuga Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
Articulação política Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
FUGA? PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Repercussão eleitoral Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Imbróglio Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Na região Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Inconformado Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Inconstitucional Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Atualização Obra no trevo de Alphaville chega a 82% de execução e tem conclusão prevista para novembro
Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro
Compras e experiências Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro