São Paulo | 19ºC
Sáb, 24 de Janeiro
Busca
Barueri

Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE

23 jan 2026 - 18h52 Gláucia Arboleya   atualizado às 18h59
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE Juiz manteve Piteri e Dra.Cláudia nos cargos até decisão do TSE (Imagem: Reprodução/Instagram)

O juiz Régis de Castilho, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), concedeu nesta sexta-feira (23) efeito suspensivo à cassação dos mandatos do prefeito de Barueri, José Roberto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Cláudia Aparecida Afonso Marques (PSB). Com a decisão, ambos permanecem nos cargos até a conclusão do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Defere-se o pedido de efeito suspensivo aos embargos de declaração opostos por Cláudia Aparecida Afonso Marques, para que torne sem efeito a determinação de cumprimento imediato da cassação do mandato”, escreveu o magistrado.

Os advogados da chapa, Rafael Carneiro e Felipe Corrêa, do escritório Carneiros Advogados, destacaram que “o relator do caso no TRE-SP reconheceu, corretamente, que a liminar do TSE continua vigente, preservando o exercício dos cargos até que o processo seja julgado em definitivo”.

O juiz Raul de Aguiar Ribeiro Filho, da Vara Eleitoral de Barueri, determinou que se aguarde o esgotamento de todos os recursos, “em especial pelo C. TSE”, antes de qualquer afastamento dos gestores municipais.

Entenda o caso

O processo que levou à cassação da chapa do prefeito de Barueri, José Roberto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita Cláudia Aparecida Afonso Marques (PSB), passou por decisões conflitantes desde abril do ano passado.

Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) acatou uma ação movida pela coligação adversária e determinou a cassação e o afastamento imediato da chapa por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2024, além de declarar os políticos inelegíveis.

Em maio, o ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu os efeitos da decisão, permitindo que Piteri e Cláudia permanecessem nos cargos até o julgamento final dos recursos.

Posteriormente, em nova análise, o TRE-SP reverteu a decisão e afastou a cassação. No entanto, em dezembro, com nova composição da corte, o tribunal voltou atrás novamente: por 4 votos a 3, decidiu manter a cassação dos mandatos.

O acórdão confirmando a decisão foi publicado, e o TRE chegou a enviar ofício ao juiz eleitoral de Barueri para cumprimento imediato do afastamento. A determinação, no entanto, foi suspensa nesta sexta-feira (23) por decisão do relator do caso no TRE-SP, que concedeu efeito suspensivo aos embargos apresentados pela defesa.

Leia Também
Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Corrida 2026 Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
TRE publica decisão que derruba liminar e determina afastamento do prefeito Beto Piteri
Barueri TRE publica decisão que derruba liminar e determina afastamento do prefeito Beto Piteri
Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Decisão Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Projetos Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Presidência em 2026 Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Itapevi Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Deputados Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Barueri TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Comportamento Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Cabe recurso Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Mais Lidas
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Barueri Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE
Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Corrida 2026 Tarcísio descarta disputa presidencial e confirma pré-candidatura à reeleição
Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Bike Barueri expande ciclovias e conecta Aldeia a Alphaville
Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União
Dívida ativa Pequenos negócios têm até dia 30 para renegociar dívidas com a União