São Paulo | 17ºC
Qua, 16 de Setembro
Barueri

Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE

23 jan 2026 - 18h52 Gláucia Arboleya   atualizado às 18h59
Justiça Eleitoral mantém Beto Piteri e vice no cargo até julgamento final no TSE Juiz manteve Piteri e Dra.Cláudia nos cargos até decisão do TSE (Imagem: Reprodução/Instagram)

O juiz Régis de Castilho, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), concedeu nesta sexta-feira (23) efeito suspensivo à cassação dos mandatos do prefeito de Barueri, José Roberto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Cláudia Aparecida Afonso Marques (PSB). Com a decisão, ambos permanecem nos cargos até a conclusão do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Defere-se o pedido de efeito suspensivo aos embargos de declaração opostos por Cláudia Aparecida Afonso Marques, para que torne sem efeito a determinação de cumprimento imediato da cassação do mandato”, escreveu o magistrado.

Os advogados da chapa, Rafael Carneiro e Felipe Corrêa, do escritório Carneiros Advogados, destacaram que “o relator do caso no TRE-SP reconheceu, corretamente, que a liminar do TSE continua vigente, preservando o exercício dos cargos até que o processo seja julgado em definitivo”.

O juiz Raul de Aguiar Ribeiro Filho, da Vara Eleitoral de Barueri, determinou que se aguarde o esgotamento de todos os recursos, “em especial pelo C. TSE”, antes de qualquer afastamento dos gestores municipais.

Entenda o caso

O processo que levou à cassação da chapa do prefeito de Barueri, José Roberto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita Cláudia Aparecida Afonso Marques (PSB), passou por decisões conflitantes desde abril do ano passado.

Na ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) acatou uma ação movida pela coligação adversária e determinou a cassação e o afastamento imediato da chapa por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2024, além de declarar os políticos inelegíveis.

Em maio, o ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu os efeitos da decisão, permitindo que Piteri e Cláudia permanecessem nos cargos até o julgamento final dos recursos.

Posteriormente, em nova análise, o TRE-SP reverteu a decisão e afastou a cassação. No entanto, em dezembro, com nova composição da corte, o tribunal voltou atrás novamente: por 4 votos a 3, decidiu manter a cassação dos mandatos.

O acórdão confirmando a decisão foi publicado, e o TRE chegou a enviar ofício ao juiz eleitoral de Barueri para cumprimento imediato do afastamento. A determinação, no entanto, foi suspensa nesta sexta-feira (23) por decisão do relator do caso no TRE-SP, que concedeu efeito suspensivo aos embargos apresentados pela defesa.

Leia Também
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Imbróglio STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Inelegível Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Primeira-Dama Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
Discurso Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
Impedimento STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
PESQUISA 45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
Pleito Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
Sessão histórica STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Acesso aos autos PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Mais Lidas
Mansão do diretor da Marabraz penhorada em Alphaville teria sido vendida há anos
Sem escritura Mansão do diretor da Marabraz penhorada em Alphaville teria sido vendida há anos
Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
Meu tempo Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
Santos aceita condição imposta pelo Flamengo
Esporte Santos aceita condição imposta pelo Flamengo
PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
Policiamento PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região