São Paulo | 20ºC
Ter, 29 de Setembro
Imunização

São Paulo amplia vacinação contra a dengue para pessoas de 59 anos

05 mai 2026 - 10h34 Aliz Lambiazzi   atualizado às 10h38
São Paulo amplia vacinação contra a dengue para pessoas de 59 anos Vacina Butantan-DV é segura e eficaz contra a dengue (Imagem: Divulgação Governo SP)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação da vacinação contra a dengue com a liberação do imunizante Butantan-DV para a população geral de 59 anos. A medida, divulgada no dia 30 de abril, marca uma nova etapa da estratégia estadual de enfrentamento à doença e segue diretrizes do Ministério da Saúde, com aplicação conforme a disponibilidade de doses.

A vacinação para essa faixa etária começou a ser implementada nas redes municipais de saúde, com aplicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desde 4 de maio. A ampliação contempla adultos de 59 anos como público inicial da nova fase, considerada prioritária na expansão da campanha, além de profissionais da saúde privada. Até então, a vacina estava liberada apenas para profissionais da saúde pública desde fevereiro deste ano.

Primeiro imunizante do mundo em dose única

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2025. O imunizante é o primeiro do mundo em dose única contra a dengue e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus. Estudos indicam que o imunizante tem eficácia de 5 anos.

De acordo com o governo paulista, a estratégia de ampliação tem como objetivo reduzir a incidência de casos graves, hospitalizações e óbitos provocados pela doença, além de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde. A previsão é de que novas faixas etárias sejam contempladas gradualmente, conforme o envio de novos lotes.

A campanha segue o planejamento nacional, que estabelece a vacinação de pessoas entre 12 e 59 anos com a Butantan-DV, começando pelos grupos mais velhos e avançando progressivamente para idades menores.

Antes da incorporação do novo imunizante, o SUS já oferecia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com outro imunizante aplicado em duas doses. Com a chegada da vacina brasileira de dose única, a expectativa das autoridades é ampliar a cobertura vacinal e facilitar a adesão da população.

Eficaz e segura

Dados de estudos clínicos apontam que a Butantan-DV apresenta eficácia global de cerca de 74%, com redução de até 91% nos casos graves e proteção total contra hospitalizações relacionadas à dengue.

O imunizante Butantan-DV demonstrou segurança e eficácia tanto em pessoas com infecção prévia quanto naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. Nos estudos clínicos, a maioria das reações adversas foi classificada como leve a moderada, sendo as mais comuns dor e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos graves relacionados à vacina foram considerados raros, e todos os pacientes afetados apresentaram recuperação completa.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orienta que, neste momento, a vacina contra a dengue não seja administrada simultaneamente a outros imunizantes. A recomendação tem como objetivo evitar possíveis confusões na análise de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI), especialmente diante da introdução de uma nova vacina no sistema.

Para quem precisar receber outras vacinas, a orientação é respeitar intervalos específicos: imunizantes inativados e demais vacinas (exceto as atenuadas) podem ser aplicados após 24 horas, enquanto vacinas atenuadas devem ser administradas com intervalo mínimo de 30 dias após a dose contra a dengue.

Enfrentamento contra a doença

A ampliação da vacinação ocorre em meio a um cenário de enfrentamento contínuo da doença no Brasil. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue segue como um dos principais desafios de saúde pública no país, exigindo ações integradas que incluem, além da imunização, o combate aos criadouros do vetor.

O Estado de São Paulo registrou 33.877 casos de dengue e 13 óbitos neste ano até o dia 30 de abril. Em 2025 foram 885.511 casos confirmados e 1.133 óbitos no território paulista.

O portal “Dengue 100 Dúvidas”, do governo estadual, traz as 10 perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya e desmistifica as notícias falsas que circulam na internet, orientando a população de forma segura.

Leia Também
No Dia do Rio Tietê, despoluição avança, mas recuperação ainda é desafio
Meio ambiente No Dia do Rio Tietê, despoluição avança, mas recuperação ainda é desafio
Pró-Sangue alerta para queda nas doações; Barueri tem posto de coleta
Mobilização Pró-Sangue alerta para queda nas doações; Barueri tem posto de coleta
Parcela de brasileiros que se considera feliz cai de 89,5% para 61,1%
Bem-estar Parcela de brasileiros que se considera feliz cai de 89,5% para 61,1%
Pesquisa revela sintoma respiratório em 92% dos brasileiros
Saúde Pesquisa revela sintoma respiratório em 92% dos brasileiros
Bebê com quadro vacinal incompleto é o 32º caso de sarampo em SP
Saúde Bebê com quadro vacinal incompleto é o 32º caso de sarampo em SP
SUS terá sistema de agendamento de consultas pelo WhatsApp
Saúde SUS terá sistema de agendamento de consultas pelo WhatsApp
Canetas emagrecedoras podem afetar crescimento, alertam pediatras
USO INADEQUADO Canetas emagrecedoras podem afetar crescimento, alertam pediatras
Barueri oferece atendimento veterinário gratuito neste sábado (22)
Saúde dos pets Barueri oferece atendimento veterinário gratuito neste sábado (22)
Moderna e Merck anunciam sucesso de vacina experimental contra retorno do melanoma
Avanço Moderna e Merck anunciam sucesso de vacina experimental contra retorno do melanoma
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Campanha nacional Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Mais Lidas
Porteiro não é vigilante: nova regra exige atenção de condomínios
SEGURANÇA PRIVADA Porteiro não é vigilante: nova regra exige atenção de condomínios
Barueri e Santana de Parnaíba terão ônibus gratuitos para Feira do Empreendedor 2026
Evento Barueri e Santana de Parnaíba terão ônibus gratuitos para Feira do Empreendedor 2026
No Dia do Rio Tietê, despoluição avança, mas recuperação ainda é desafio
Meio ambiente No Dia do Rio Tietê, despoluição avança, mas recuperação ainda é desafio
Casas Bahia fecha lojas no Shopping Tamboré e Parque Shopping Barueri
VAREJO Casas Bahia fecha lojas no Shopping Tamboré e Parque Shopping Barueri