São Paulo | 23ºC
Sáb, 31 de Outubro
Imbróglio

STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça

16 set 2026 - 10h30 Gláucia Arboleya   atualizado às 11h09
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça Dino defendeu que os casos fossem analisados conjuntamente (Imagem: Antonio Augusto/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou a decisão sobre a possibilidade de reunir os casos envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça. O julgamento foi interrompido nesta terça-feira (15) após o ministro Flávio Dino pedir vista do processo.

A discussão ocorre a partir de uma questão de ordem apresentada no plenário sobre a forma como os dois casos devem ser analisados. Até o pedido de vista, o placar estava em 4 votos a 3 pela manutenção dos processos separados.

Dino defendeu que os casos fossem analisados conjuntamente. Com o pedido de vista, o ministro tem prazo de até 90 dias para devolver o processo, embora possa fazê-lo antes.

A discussão envolve, de um lado, o caso relacionado a Alexandre de Moraes e às mensagens atribuídas ao ministro e ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. De outro, está o processo envolvendo André Mendonça, que também passou a ser relacionado às discussões sobre a condução das investigações.

A sessão foi marcada por divergências entre ministros sobre a condução dos processos e sobre a possibilidade de análise conjunta. Os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin votaram pela reunião dos casos, enquanto Edson Fachin, André Mendonça, Luiz Fux e Cármen Lúcia votaram pela manutenção dos processos separados.

Com a interrupção, não houve decisão definitiva sobre a unificação dos processos. A análise deverá ser retomada após a devolução do pedido de vista por Dino.

Leia Também
TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Herança eleitoral TSE tem 21 ações envolvendo Lula e Flávio que podem resultar em cassação e inelegibilidade
Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Realidade paralela Em carta, Flávio Bolsonaro se autoproclama presidente eleito e repete, sem provas, fraude
Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Proteção Trump diz que aprovou a concessão de visto nos EUA para Flávio Bolsonaro
Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Fuga Após escala no Equador, Flávio Bolsonaro e família estão em voo rumo a Miami, nos EUA
Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
Articulação política Governo e Centrão querem acelerar votações no Congresso antes de 2027
PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
FUGA? PF investiga se Flávio Bolsonaro fugiu do Brasil após ser proibido de deixar o país
Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Repercussão eleitoral Centrão reconhece vitória de Lula e isola Flávio Bolsonaro na contestação das eleições
Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Imbróglio Flávio Bolsonaro é intimado pela PF a entregar passaportes por determinação de Alexandre de Moraes
Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Na região Flávio vence em Barueri e Santana de Parnaíba, mas Lula amplia votação local
Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Inconformado Flávio Bolsonaro não reconhece derrota para Lula e anuncia pedido de anulação da eleição
Mais Lidas
Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Inconstitucional Justiça derruba lei de auxílio ao transporte escolar em Santana de Parnaíba
Massa de ar polar mantém frio no Sul e Sudeste; chuva forte retorna nos próximos dias
Frio e chuva Massa de ar polar mantém frio no Sul e Sudeste; chuva forte retorna nos próximos dias
Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro
Compras e experiências Garage Experience movimenta Alphaville nos dias 13 e 14 de novembro
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado