São Paulo | 20ºC
Sex, 11 de Setembro
Meu tempo

Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)

11 set 2026 - 09h53 Aliz Lambiazzi   atualizado às 10h06
Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12) Cidades da região estão em alerta para chuvas e rajadas de vento (Imagem: Imagem criada com IA)

As Defesas Civis de Barueri e Santana de Parnaíba emitiram alertas para chuva forte e rajadas de vento entre esta sexta-feira (11) e sábado (12). A instabilidade está associada à passagem de uma frente fria ligada à formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil.

O período de maior atenção no Estado será entre a tarde e a noite desta sexta e a madrugada e manhã de sábado. Há previsão de tempestades acompanhadas de raios, ventos fortes e possibilidade de granizo em pontos isolados.

Em Barueri, a Defesa Civil alerta para riscos de queda de árvores e galhos, destelhamentos, queda de postes, interrupções no fornecimento de energia e transtornos no trânsito e na mobilidade.

Já Santana de Parnaíba emitiu alerta de perigo potencial válido das 19h desta sexta até a manhã de sábado. Segundo a Prefeitura, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros no dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo.

Na Grande São Paulo, as rajadas podem superar os 60 km/h nesta sexta, principalmente entre a tarde e a noite. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias aumenta o risco de alagamentos, transbordamentos de córregos e rios, deslizamentos e queda de árvores.

Previsão para as duas cidades

A Climatempo prevê chuva forte nesta sexta (11) nas duas cidades. Em Barueri, a estimativa é de 42,6 milímetros, com 93% de probabilidade de chuva. As temperaturas ficam entre 19°C e 26°C e as rajadas podem alcançar 51 km/h.

Em Santana de Parnaíba, são previstos 47,6 milímetros, também com 93% de probabilidade de chuva. A temperatura deve variar entre 19°C e 25°C e as rajadas podem chegar a 51 km/h.

Nas duas cidades, a previsão indica chuva forte pela manhã, aberturas de sol durante a tarde e novas pancadas de chuva até a noite.

No sábado (12), a passagem da frente fria pelo litoral paulista deve manter o tempo fechado e chuvoso na Grande São Paulo. Há previsão de chuva moderada a forte, raios e rajadas que podem superar os 40 km/h. As temperaturas também caem, com máxima em torno de 22°C na região metropolitana.

Aulas estão mantidas em Barueri e Santana de Parnaíba

Apesar do alerta, as aulas e demais atividades escolares estão mantidas normalmente nesta sexta-feira em Barueri e Santana de Parnaíba.

Ambas as Prefeituras informaram que os municípios estão em estado de alerta e acompanham as condições meteorológicas junto à Defesa Civil. Caso a família não se sinta segura para enviar o estudante à escola, a decisão será respeitada pela gestão escolar.

Segundo o município, eventuais mudanças nas orientações serão comunicadas à população.

Áreas mais críticas do Estado

A Defesa Civil estadual informou que as condições mais severas estão previstas para as regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva, Sorocaba e Registro.

Nessas áreas, podem ocorrer, de forma localizada, tempestades severas e microexplosões, fenômeno caracterizado por fortes correntes de ar que descem das nuvens e atingem o solo com grande intensidade. Há ainda possibilidade pontual de tornados em locais extremamente isolados.

O alerta para esses fenômenos mais extremos não foi direcionado especificamente a Barueri e Santana de Parnaíba.

Cuidados durante o temporal

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas abertas e permanecer longe de árvores, postes, estruturas metálicas, muros, placas, andaimes e outras estruturas que possam cair durante as rajadas.

Veículos não devem ser estacionados próximos a árvores ou estruturas frágeis. Objetos soltos em quintais, sacadas e áreas externas devem ser recolhidos ou fixados.

Também é importante não atravessar ruas alagadas nem áreas com água em movimento. Quem estiver dirigindo deve reduzir a velocidade e redobrar a atenção diante da possibilidade de árvores, galhos e outros objetos sobre as pistas.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Em Santana de Parnaíba há também o telefone (11) 4154-2166 para a Defesa Civil.

Leia Também
Relatora no TSE vota para negar candidatura de Pablo Marçal à Presidência
Inelegível Relatora no TSE vota para negar candidatura de Pablo Marçal à Presidência
Caixa e Banco do Brasil têm paralisações a partir desta quinta (10)
Bancos Caixa e Banco do Brasil têm paralisações a partir desta quinta (10)
Semana do Cinema tem ingressos a partir de R$ 10 em todo o País
Telona com precinho Semana do Cinema tem ingressos a partir de R$ 10 em todo o País
Defesa Civil alerta para chuva forte e ventos na Grande SP
Meteorologia Defesa Civil alerta para chuva forte e ventos na Grande SP
Operação da PM captura 25 procurados pela Justiça em Barueri e região
Cerco a foragidos Operação da PM captura 25 procurados pela Justiça em Barueri e região
Santander faz leilão on-line de mais de 200 imóveis com descontos de até 82%
Investimento Santander faz leilão on-line de mais de 200 imóveis com descontos de até 82%
Festival Degusta reúne chefs e restaurantes renomados no Shopping Tamboré
Gastronomia Festival Degusta reúne chefs e restaurantes renomados no Shopping Tamboré
Frente fria derruba temperaturas e região pode ter sensação de 8°C no feriado
Previsão do tempo Frente fria derruba temperaturas e região pode ter sensação de 8°C no feriado
Confira a programação de Barueri e Santana de Parnaíba neste 7 de Setembro
Dia da Independência Confira a programação de Barueri e Santana de Parnaíba neste 7 de Setembro
Santana de Parnaíba tem 2º condomínio mais caro em ranking nacional
Custo Santana de Parnaíba tem 2º condomínio mais caro em ranking nacional
Mais Lidas
Mansão do diretor da Marabraz penhorada em Alphaville teria sido vendida há anos
Sem escritura Mansão do diretor da Marabraz penhorada em Alphaville teria sido vendida há anos
Palmeiras: Dupla entra em pré-lista para a Seleção
Esporte Palmeiras: Dupla entra em pré-lista para a Seleção
Santos aceita condição imposta pelo Flamengo
Esporte Santos aceita condição imposta pelo Flamengo
Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC
Megaoperação Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC