Levantamento Datafolha divulgado no sábado (2) revela que 71% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputará a reeleição. Apesar disso, 54% consideram que ele deveria abrir mão da candidatura, enquanto 44% apoiam sua permanência na corrida presidencial.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) aparece como o nome preferido para substituir Lula, com 26% das menções — avanço em relação aos 18% registrados em junho. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), caiu de 37% para 29% no mesmo período.
A percepção de que Lula será candidato cresceu ao longo dos meses: 62% em abril, 66% em junho e 71% na pesquisa atual. Paralelamente, a fatia que acredita que ele não disputará a reeleição caiu de 34% em abril para 23% agora.
Bolsonaro
Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 67% dos entrevistados defendem que ele desista da candidatura — número estável desde abril. Apenas 30% acham que ele deve manter o nome na disputa.
Entre os possíveis substitutos, os mais citados são Michelle Bolsonaro (PL), com 23%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21%.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 entrevistados em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
(Com informações do Estadão)
Leia Também
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização