O projeto tem como objetivo reduzir episódios de violência e ampliar a sensação de segurança nas unidades
(Imagem: Marco Miatelo/Câmara de Barueri)
As unidades de saúde de Barueri poderão contar, em breve, com novos mecanismos de segurança para proteção de pacientes e profissionais. A Câmara Municipal aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 093/2025, que autoriza a implantação de ferramentas e protocolos para prevenção e resposta rápida a situações de risco no interior desses equipamentos públicos.
A proposta prevê a criação do chamado “Botão do Pânico”, um sistema de alerta que poderá ser acionado em casos de conflito, ameaça ou emergência, permitindo o contato imediato com os órgãos de segurança. O dispositivo poderá ser implementado por meio de equipamento eletrônico ou soluções equivalentes, como aplicativo, canal direto de WhatsApp ou outro meio tecnológico definido pela administração municipal.
De autoria do vereador Clayton Silva da Saúde (União Brasil), o projeto tem como objetivo reduzir episódios de violência e ampliar a sensação de segurança nas unidades. “Quem procura atendimento já está fragilizado. Garantir segurança é parte do cuidado e também protege os profissionais que estão na linha de frente”, afirmou o parlamentar.
Com a aprovação no Legislativo, o texto segue agora para sanção do prefeito. Caberá à Prefeitura definir quais ferramentas serão adotadas e como os novos protocolos serão integrados à rotina das unidades de saúde do município.