São Paulo | 21ºC
Seg, 09 de Março
Busca
Política

Presidente Lula assina decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade

A medida é apontada como alternativa para o Brasil reagir ao tarifaço de Trump  

14 jul 2025 - 22h03   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Presidente Lula assina decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Trump anunciou tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para os EUA a partir de 1º de agosto (AFP/Reuters)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (14) o decreto que regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade.

A medida é apontada como alternativa para o Brasil reagir ao tarifaço de 50%, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA a partir de 1º de agosto. 

O decreto, que será publicado na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial da União, vai estabelecer os procedimentos que devem ser adotados para a aplicação da lei e cria um comitê formado por representantes do governo e empresários para discutir o assunto. 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo federal realizará, já nesta terça-feira, duas reuniões com representantes do setor privado para discutir a resposta brasileira ao aumento de tarifas.

O comitê interministerial reúne o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Casa Civil, o Ministério da Fazenda e o Ministério das Relações Exteriores.

"A primeira tarefa é conversar com o setor privado. Separamos em dois blocos. Um bloco, a reunião será amanhã às 10h, no MDIC, com a indústria. Estamos chamando os setores industriais que possuem mais relação comercial com os Estados Unidos", explicou o vice-presidente.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa afirmou que o decreto não cita nominalmente os Estados Unidos. "A lei autoriza o executivo a adotar medidas de proteção do país quando medidas extemporâneas e extraordinárias forem adotadas de forma unilateral por outros países do Brasil. E, por isso, a denominação reciprocidade pode responder de um formato também rápido se outro país fizer medidas semelhantes a essa que foi anunciada pelos Estados Unidos. Então, o decreto não fala de país, não", afirmou.

Comitê
Segundo Alckmin, as reuniões são parte do trabalho de um comitê interministerial criado pelo presidente Lula, que reúne o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Casa Civil, o Ministério da Fazenda e o Ministério das Relações Exteriores.

"A primeira tarefa é conversar com o setor privado. Separamos em dois blocos. Um bloco, a reunião será amanhã às 10h, no MDIC, com a indústria. Estamos chamando os setores industriais que possuem mais relação comercial com os Estados Unidos", explicou.

Leia Também
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Parlamentares Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
No dia 4 Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Região Oeste Metropolitana de São Paulo Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026 Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Eleições 2026 TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Ministério da Fazenda Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Deputados Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Justiça impõe restrições a Pablo Marçal ao suspender ação eleitoral
Tribunal Justiça impõe restrições a Pablo Marçal ao suspender ação eleitoral
Câmara de Barueri debate situação financeira da Prefeitura em audiência pública
Balanço Câmara de Barueri debate situação financeira da Prefeitura em audiência pública
Câmara de Barueri cria Botão do Pânico em unidades de saúde
Segurança Câmara de Barueri cria Botão do Pânico em unidades de saúde
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Após morte em academia de SP, 66% dos leitores passaram a temer uso de piscinas públicas
Enquete FA Após morte em academia de SP, 66% dos leitores passaram a temer uso de piscinas públicas
Osasco e Barueri entre as 10 cidades que mais arrecadam tributos no Brasil
Impostos Osasco e Barueri entre as 10 cidades que mais arrecadam tributos no Brasil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri