São Paulo | 18ºC
Ter, 20 de Janeiro
Busca
Política

Convites de Gil balançam vereadores; grupo de Rubens Furlan cobra apoio

Cortejados pelo ex-prefeito, vereadores declararam apoio a Beto Piteri, porém oposição aumenta na Câmara 

08 mar 2024 - 08h21   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Convites de Gil balançam vereadores; grupo de Rubens Furlan cobra apoio Vereador do PL fez o anúncio oficial na Tribuna barueriense (Foto: grupo de Rubens Furlan cobra apoio DIVULGAÇÃO CMB)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Os últimos dias para definição das alianças visando as eleições 2024 têm sido tensos para vereadores de Barueri. Cortejados pelo grupo do ex- -prefeito Gil Arantes (União), legisladores tiveram que reforçar o apoio ao vice-prefeito Beto Piteri (PSDB), pré-candidato apoiado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB).

No entanto, o movimento 'balançou' a fidelidade dos parlamentares e, agora, oficialmente quatro legisladores já desembarcaram da base aliada, além de Fabião (PSDB) que disputará a prefeitura. O número deve ser maior e só será finalizado no final da janela eleitoral no começo de abril. Enquanto isso, o grupo de Furlan tem cobrado a fidelidade dos parlamentares nos bastidores e até publicamente.

Uma reunião na segunda-feira (4) entre os parlamentares e o prefeito foi mais um sinal dessa cobrança. Um dia depois, na sessão de terça-feira (6), ao menos nove parlamentares foram à tribuna para declarar apoio a Beto Piteri. Alguns aliados, inclusive, provocaram outros vereadores para definirem logo se estão ou não ao lado do prefeito, para acabar com a 'fofoca'.

Porém, o sinal de que a situação tem mudado é visível, a começar pelo tom das críticas a Gil, que tem se reduzido no legislativo. Até o ano passado, o clima mais bélico vinha de boa parte dos vereadores com críticas a última vez que Gil foi prefeito entre 2013 e 2016. Na última terça, muitos estavam mais comedidos, tentando focar apenas na aliança.

Alguns até agradeceram a Gil pela conversa. "Agradecer ao ex-prefeito pelo convite, mas eu não me vejo do outro lado criticando este governo", afirmou Reinaldo Campos (PRD), um dos até aqui mais fiéis ao grupo de Furlan.

Gil tem dito que não será necessário criticar o governo e tem oferecido apoio na costura partidária para parlamentares que ainda estão com o futuro indefinido, caso do próprio Reinaldo. A definição de qual partido estar é fundamental para aumentar ou reduzir as chances na eleição e vários vereadores estão em siglas que firmaram acordos com o lado rival.

Além dos vereadores Zé de Melo (Republicanos), Leandrinho Dantas (PRTB), a sessão teve o anúncio oficial de Helio Júnior (PL) e de Wilden (PRD) de que estarão com Gil. No caso de Wilden, ele disse que vai colocar o nome à disposição para a vice, caso o ex-prefeito deseje. Wilden respondeu a provocação feita por Wilson Zuffa (Republicanos), que questionou se ele mudaria de lado nessa altura do campeonato.

Wilden provocou dizendo que o próprio Republicanos, partido de Zuffa, não foi atendido pelo prefeito Furlan.

Outros parlamentares, contudo, seguem em silêncio, embora indiquem ter conversas avançadas.

Burburinho

Um dos casos que têm causado mais burburinho é o de Allan Miranda (PSDB), um dos aliados mais antigos do grupo de Furlan. Nos últimos meses, ele tem mostrado insatisfação com algumas posturas da gestão, em especial por conta do secretário de Educação e irmão do prefeito, Celso Furlan.

Para além disso, Allan diz ter sido vítima de notícias falsas plantadas contra ele e que isso tem minado a atuação dele junto ao prefeito. Na última semana, por exemplo, Allan defendeu um projeto de interesse do governo. "Nós articulamos a derrubada da vista e conseguimos aprovar o projeto que o prefeito tanto queria. mas isso ninguém foi lá falar pra ele", desabafou, deixando em aberto em qual grupo estará. "Sou Allan Miranda, sou povo".

Em meio a esse clima, Beto Piteri manteve a maioria da Casa e teve declarado na terça os apoios de Levi Janio (Avante), Thiago Rodrigues (PDT), Keu Oliveira (PRD), Kascata (União), Reinaldo Campos (PRD), Dra. Claudia (PDT), Ornedo Neves (PDT), Rafa Carvalho (União), Wilson Zuffa (Republicanos) e Rodrigo Rodrigues (Podemos). Além deles, há outros parlamentares que já haviam firmado a aliança como Robertinho (SD) e o próprio presidente da Casa, Toninho Furlan (PDT). 

Leia Também
Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Decisão Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Projetos Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Presidência em 2026 Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Itapevi Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Deputados Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Barueri TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Comportamento Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Cabe recurso Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Dosimetria Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Corrida eleitoral Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Mais Lidas
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Investigação Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Novas regras do Banco Central prometem reforçar segurança do Pix a partir de fevereiro
Transferências Novas regras do Banco Central prometem reforçar segurança do Pix a partir de fevereiro
Engenheiro de IA lidera ranking de profissões em alta no Brasil, revela LinkedIn
Mercado de trabalho Engenheiro de IA lidera ranking de profissões em alta no Brasil, revela LinkedIn
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Estado de SP Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia