São Paulo | 20ºC
Qui, 12 de Março
Busca
Política

Furlan confirma ida ao PSB, enquanto disputa por aliados se acirra

Prefeito de Barueri recebe adesão de Mari Tavelli e sinaliza novamente que pode mudar de partido 

17 mar 2023 - 08h59   atualizado em 02/12/2025 às 09h47
Furlan confirma ida ao PSB, enquanto disputa por aliados se acirra Mari sinalizou que vai disputar o cargo de vereadora e unir forças com Furlan contra os “inimigos do povo”. (Foto: Divulgação)

Os bastidores da política em Barueri seguem agitados com a busca por apoiadores para as eleições de 2024 entre os principais nomes que devem disputar o cargo no próximo ano.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), anunciou a chegada de Mari Tavelli (SD), em um dia em que confirmou que deixará o PSDB para ir para o PSB. "Estamos indo para o PSB. O partido de [vice-presidente Geraldo] Alckmin e de Márcio França. Partido que tem projeto político. Eu gosto de projeto político e gosto de mostrar para o povo o nosso projeto."

O PSB barueriense, contudo, segue sendo presidido por Laerte Soares, aliado do ex-prefeito Gil Arantes (União), e que tem negado que haverá mudanças na legenda.

O cenário reforça a corrida eleitoral acirrada entre os dois grupos para 2024, quando Furlan tentará fazer o sucessor: o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) foi o nome escolhido para concorrer pelo atual governo. Nesta fase, os dirigentes partidários têm buscado montar a base de possíveis candidatos a vereadores, caso de Mari Tavelli.

A chegada de Mari ao grupo surpreendeu, por ela já ter disputado as eleições contra o próprio Furlan em 2020, quando obteve 9 mil votos. "Continuo onde sempre estive, defendendo as pessoas. O Furlan está muito próximo do PSB de Geraldo Alckmin e Márcio França, um partido que foi fundamental na minha trajetória política", afirmou Mari à Folha de Alphaville.

Mari ressaltou a postura de Furlan nas eleições de 2022, quando o prefeito apoiou o presidente Lula (PT), contra Jair Bolsonaro (PL). "Entendo que o momento é de unir forças contra os maiores inimigos do povo que são os reacionários bolsonaristas".

Ela minimizou as críticas feitas no passado, que classifica como construtivas, e anunciou que deve disputar o cargo de vereadora.

Reação

Apesar do anúncio de Furlan, ainda faltam alguns detalhes para a filiação. Atual presidente do PSB em Barueri, Laerte Soares, divulgou nota em que diz desconhecer a vinda do prefeito, e citou que o mandato dele na presidência vai até 2025. Na quinta-feira (15), ele esteve na posse do deputado estadual Caio França, filho de Márcio França.

"Tenho o maior respeito pela história política do prefeito, mas desconheço qualquer tratativa para a sua vinda para o PSB de Barueri porque comigo ele nunca conversou a respeito", publicou na quarta-feira (14). Laerte diz que vem montando um grupo político para disputar as eleições ao lado de Gil Arantes.

No entanto, Pedro Mori, membro da executiva estadual do PSB, já havia sinalizado que a vinda de Furlan não dependeria da executiva municipal e citou que interessa ao partido ter candidato próprio na disputa, no caso, Beto Piteri.

Guerra nas redes

O anúncio dos novos aliados têm marcado esta fase da pré-campanha. Gil tem feito toda semana um anúncio nas redes sociais de novos nomes que estão chegando ao grupo e irão disputar as eleições para vereador. Do outro lado, apoiadores de Beto Piteri criaram a página, "Piteritaon" no Instagram, na qual também há os nomes que estão apoiando o vice-prefeito e separa recorte dos discursos de vereadores que já declararam apoio. 

Leia Também
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Corrida eleitoral 2026 Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Percepção Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Região Metropolitana Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Pesquisa do Datafolha Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Parlamentares Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
No dia 4 Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Região Oeste Metropolitana de São Paulo Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026 Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Eleições 2026 TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Ministério da Fazenda Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros
Crise no abastecimento Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros