Com o isolamento social provocado pela pandemia, os indivíduos se aproximaram mais dos seus animais. Tanto assim, que o tema passou a ter mais destaque também nas pautas políticas.
Nesta semana, o prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PSDB), encaminhou o Projeto de Lei 68/2021, que dispõe sobre a criação do Estatuto do Bem-Estar Animal.Na mesma data, os vereadores Gabriel Oliani(PSDB) e Hugo Silva (Democratas) encaminharam propostas para obrigar estabelecimentos veterinários, petshops, clínicas e hospitais à comunicarem constatação de indícios de maus-tratos.
O Estatuto
O texto do PL do Executivo estabelece diretrizes para proteção e defesa do animal, que terá regras para resgate, lar temporário, adoção, guarda responsável e também prevê obrigações para estabelecimentos comerciais e veterinários.
Entre as ações, um cadastro on-line dos animais da cidade e identificação com o Registro Geral de Identificação Animal (RGI), unidade móvel de atendimento básico, UBS Animal, entre outras. Os infratores que praticarem maus-tratos aos animais poderão ser multados de cinco a mil UFESPs.
Leia Também
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Eleições
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Tarifaço
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância