São Paulo | 21ºC
Qua, 29 de Abril
Busca
Brasília

Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral

13 mar 2026 - 13h40 Gláucia Arboleya   atualizado às 15h07
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral O ministro Alexandre de Moraes autorizou a presença da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, como acompanhante durante a internação (Imagem: Tânia Rêgo/Arquivo Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, com diagnóstico de broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa, segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (13).

Bolsonaro foi levado à unidade hospitalar por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após apresentar febre alta, queda na saturação de oxigênio, sudorese e calafrios.

O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados e está detido em um prédio conhecido como Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

De acordo com o boletim médico, exames de imagem e laboratoriais confirmaram o quadro de broncopneumonia bilateral. No momento, Bolsonaro está em tratamento com antibioticoterapia venosa e suporte clínico não invasivo.

A nota é assinada pelo cardiologista Brasil Caiado, pelo coordenador da UTI geral Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior e pelo diretor-geral do hospital, Allisson B. Barcelos Borges.

Visitas autorizadas

Em decisão divulgada nesta sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como acompanhante durante a internação.

Também foram liberadas visitas dos filhos Flávio Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro e Laura Bolsonaro, além da enteada Letícia.

O ministro determinou ainda que a vigilância do ex-presidente seja feita pelo Núcleo de Custódia do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Policiais permanecem de prontidão 24 horas por dia, com dois agentes na porta do quarto e equipes posicionadas dentro e fora do hospital.

A decisão também proíbe a entrada de computadores, telefones celulares ou qualquer dispositivo eletrônico na unidade onde Bolsonaro está internado, exceto equipamentos médicos.

Reação da família

A informação sobre a internação foi divulgada inicialmente pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas redes sociais e posteriormente confirmada pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Após visitar o pai no hospital, o senador afirmou que o quadro desta internação foi o mais grave desde que Bolsonaro passou a ser atendido na unidade.

“Conversei rapidamente com os médicos e disseram que dessa vez foi a pior vez que ele se internou aqui, com relação à quantidade de líquido que havia no pulmão”, declarou.

Flávio Bolsonaro também criticou as condições de encarceramento do ex-presidente e voltou a defender que a Justiça conceda prisão domiciliar humanitária, alegando que o ambiente prisional dificultaria os cuidados médicos necessários.

Leia Também
Cartórios eleitorais de SP ampliam horário até 6 de maio para regularização do título
Eleições 2026 Cartórios eleitorais de SP ampliam horário até 6 de maio para regularização do título
Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
Nacional Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Mudança São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Nacional Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Política Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Prefeitura de Barueri Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Corrida 2026 Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Calendário Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Gastronomia Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio