De acordo com levantamento da reportagem, feito junto aos sites dos legislativos municipais, na quarta-feira (10), os mesmos parlamentares aparecem em pelo menos duas comissões.
Em Barueri, onde existem 11 comissões, a Dra. Claudia (PDT) está presente em quatro: Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude (Presidente), Fiscalização do 3º Setor (Relatora), Finanças e Orçamento (Vice-presidente) e Meio Ambiente (Presidente). Na segunda colocação, com a maior participação em comissões aparecem os parlamentares, Cris da Maternal (PSDB) (uma presidência e duas vice-presidência), Educação, Saúde e Assistência Social e Combate Violência à Mulher, respectivamente; Tânia (DEM) (uma presidência e duas vice-presidência), Combate Violência à Mulher, Fiscalização do 3º Setor, Justiça e Redação; Keu Oliveira (PTB) (uma vice-presidência e duas relatorias), Habitação e Segurança Pública; Levi Jânio (Avante) (uma presidência, uma vice-presidência e uma relatoria), Transportes, Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude e Justiça e redação.
Os vereadores Wilson Zuffa (Republicanos) e Rafa Carvalho (DEM) têm duas presidências cada, na ordem, Justiça e Redação e Segurança Pública e Abastecimento, Saneamento e Energia e Finanças e Orçamento. Thiago Rodrigues (PDT) e Reinaldo Campos (PTB) ocupam duas relatorias cada, Educação, Saúde e Assistência Social e Habitação e Meio Ambiente e Habitação. Thiago conseguiu ainda a presidência da Habitação.
Santana de Parnaíba
No legislativo de Santana de Parnaíba, com sete comissões, os veteranos Nilson Martins (PODE), Adalto Pessoa (PSDB), Kadu da Farmácia (Republicanos) e Vicentão (MDB) ocupam duas comissões cada. São elas, respectivamente, Constituição, Justiça e Redação (vice-presidente/ Ética e Decoro Parlamentar (presidente); Constituição, Justiça e Redação (relator)/ Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (presidente); Obras e Serviços Públicos (relator)/Saúde, Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente (vice-presidente) e Orçamento Finanças e Contabilidade (relator)/Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (vice-presidente).
Marcos Moraes (PL), em sua primeira legislatura, conquistou a presidência da Comissão de Obras e Serviços Públicos e o cargo de relator em Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo. O tucano Gabriel Oliani, também novato, assumiu a presidência de Direitos Humanos, Idosos, Infância e Adolescência. Ele divide a comissão com dois colegas da oposição, Agnaldo Moreno (PSD) e Silvinho Filho, da mesma sigla. A composição das comissões pode ser conferida pelos sites das Casas. Há representantes que participam de só uma comissão.
A especialista
Para a professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Graziella Testa, a tendência é de que as Casas Legislativas tenham diversidade de partidos nas comissões, "A princípio é que cada ente individual da Casa deva acompanhar a proporção partidária do restante do legislativo. Tenta-se observar esse tipo de proporcionalidade nas Casas", explicou.
Leia Também
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância