As Câmaras dos Vereadores da região são formadas em sua maioria por parlamentares que já cumpriram outras legislaturas. Segundo levantamento da reportagem, junto às Casas Legislativas, dos atuais ocupantes das 38 cadeiras, sendo 21 em Barueri e 17 vagas em Santana de Parnaíba, 47% estão em seus primeiros mandatos, nove em cada, eleitos em 2016.
Na disputa deste ano, apenas quatro vereadores não concorrerão ao pleito. Na cidade de Barueri, Jânio (MDB), que já cumpriu sete mandatos e, em Santana de Parnaíba, Magno Mori (PSB), que concorrerá como vice-prefeito na chapa de Silvinho Peccioli (PSDB); Marcos Tonho (PSDB), que tentará o cargo majoritário e Ronaldo Santos (PSDB), com quatro legislaturas.Os eleitores dos municípios citados terão 806 candidatos a vereadores, destes, 772 não são atuais parlamentares. Barueri contará com 475 concorrentes e Parnaíba, 331.
A Folha de Alphaville ouviu os dois vereadores mais votados na eleição passada, que concorrerão à reeleição, Fabião (PSDB) – Barueri (3,4 mil votos) e Alemão da Banca (Avante) – Santana de Parnaíba (1,6 mil votos).
Os concorrentes, que fazem dobrada com o Executivo, afirmaram que não temem a renovação. O tucano Fabião disse que a democracia sempre prevalece. "A vontade do povo é respeitada. Tenho orgulho de fazer parte do governo (Rubens)Furlan e de ter sido líder de seu governo na Câmara. Estamos testemunhando a melhor gestão dos últimos tempos e a população vai mostrar isso nas urnas", reforçou.
Alemão, que também apoia o candidato da situação para o cargo majoritário, Marcos Tonho (PSDB), disse que não acredita em 'grande' renovação. "Nós tivemos um excelente trabalho do prefeito Elvis Cezar (PSDB) na cidade e os vereadores que estavam com ele trabalharam muito também. O Tonho com certeza vai ganhar essa eleição. Eu fui o vereador mais votado e tenho convicção que o povo vai reconhecer meu trabalho e vai me eleger de novo", falou.
Leia Também
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Eleições
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Tarifaço
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância